Assomada, 26 Mar (Inforpress) - A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) reúne esta quarta-feira, 27, cerca de 50 mulheres em Ribeira da Barca, município de Santa Catarina, para comemorar o Dia da Mulher Cabo-verdiana.
Esta actividade vai ser realizada no âmbito do projecto conjunto das Nações Unidas, "Conectar os actores da economia azul: gerar emprego, melhorar os meios de subsistência e mobilizar recursos", intitulado “Conversas à beira-mar: Género, empoderamento e desafios das mulheres peixeiras”.
Pretende-se reunir cerca de 50 mulheres peixeiras de várias localidades da ilha de Santiago, mas também com a presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, da representante da FAO, Ana Laura Touza, e da coordenadora das Nações Unidas, Patrícia Portela de Souza.
Para assinalar o Dia da Mulher Cabo-verdiana, vários municípios da região Santiago Norte têm agendado diferentes actividades, dentre elas uma palestra com o tema "O Intra empreendedorismo versus Desenvolvimento Local e Turístico", que está a ser organizada pelo Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) em colaboração com a Câmara Municipal de São Miguel.
Ainda no município, será feita a inauguração do Centro de Apoio à Vítima em Achada Portinho, evento que vai ser presidido pelo ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire.
Ainda, em Santa Catarina, Assomada, encontra-se agendada uma marcha pelo fim da violência contra as mulheres.
MC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar