Santiago Norte: Conferencista desafia jovens a edificarem uma nação crioula com outros níveis de produtividade e eficiência

Inicio | Sociedade
Santiago Norte: Conferencista desafia jovens a edificarem uma nação crioula com outros níveis de produtividade e eficiência
16/05/24 - 09:36 pm

Assomada, 16 Mai (Inforpress) – O “digital adviser” Hélio Varela desafiou hoje os jovens universitários a edificarem uma nação crioula com outros níveis de produtividade e eficiência, já que são filhos de outros jovens que no seu tempo foram determinantes nesse processo.

Hélio Varela lançou este desafio, em declarações à Inforpress, após a conferência inaugural da jornada académica do Departamento de Ciências Económicas e Empresariais (DCEE), no campus da Universidade de Santiago em Assomado.

Este conferencista, que falou do tema “Gestão de vanguarda num mundo em transformação: valores humanos, soluções tecnológicas e princípios éticos”, disse acreditar que os jovens da universidade têm a responsabilidade de edificar uma nação crioula com outros níveis de produtividade e eficiência, realçando que estes são filhos de jovens que no seu tempo foram determinantes em processos de desconstrução/construção de novos paradigmas, como foram os que levaram à nossa Independência e implantação da democracia em Cabo Verde.

Sendo assim, deixou um apelo à assunção deste desafio de adaptação da sociedade crioula à era digital, com a mesma ousadia, coragem e determinação que os seus antepassados tiveram, reforçando que “Cabo Verde precisa de uma nova geração de líderes e que a universidade poderá ser o embrião desta nova geração”.

Sobre o tema em si, considerou que se vive “um momento muito relevante na história da humanidade onde os países e as sociedades são desafiados a desconstruir conceitos que predominam e foram essências no mundo onde prevalecia a manualização de processos, para abraçarem novas formas de trabalho que levam ao aumento da produtividade”.

Por isso, defendeu que a transformação digital será determinante para o futuro desenvolvimento de Cabo Verde, e será fundamental que as lideranças públicas e privadas nacionais estejam de peito aberto na desconstrução dos hábitos do mundo analógico (e obsoleto) e dispostos a reconstruir uma nação de índice digital, sendo que a academia é o “local ideal para debater este tema tão crítico para o nosso futuro”.

Por seu turno, a responsável pelo departamento na Universidade de Santiago, Ester Silva, explicou que as jornadas foram pensadas com o objectivo de celebrar, em primeiro lugar, os cursos e celebrar o próprio departamento.

Segundo a mesma fonte, normalmente organizam semanas departamentais, mas este ano decidiram fazer jornadas com o objectivo de termos um maior convívio, principalmente entre os estudantes, relembrando que têm estudantes na Praia, Assomada, em várias ilhas e em outros países.

O programa, conforme Ester Silva, é interactivo e permite uma maior partilha entre os envolvidos, com actividades impactantes e representativas do departamento.

Sobre o lema "Conduzir com humanidade, transformar com a tecnologia e liderar com ética", sublinhou que actualmente se vive “num mundo de incertezas, num mercado bastante dinâmico, competitivo e com constantes mudanças”, sendo necessário reflectir, aquilo que deve ser a gestão nos dias actuais.

“Com a combinação destes valores humanos, soluções tecnológicas e princípios éticos, nós entendemos que é possível criar um ambiente de negócios que promova a inovação, a colaboração e o bem-estar dos colaboradores e também do associado como um motor” considerou a responsável.

Esta combinação, segundo a mesma, é uma forma de alcançar uma gestão que seja mais equilibrada e mais sustentável. 

As actividades vão decorrer de 16 a 18 de Maio e vão ser descentralizadas entre o Campus da Universidade em Assomada e na Praia.

MC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar