São Filipe, 14 Jul (Inforpress) – A comunidade de Monte Grande, zona sul de São Filipe, será palco, de 14 a 18 de Julho, da quarta edição da Festa do Queijo, uma iniciativa que promove a agropecuária, turismo rural e desenvolvimento local.
Organizada pela Associação Ka Djidja, a Festa do Queijo movimenta a comunidade de Monte Grande com reunião de produtores, técnicos e a comunidade à volta da valorização do queijo artesanal e do fortalecimento do sector agropecuária em Monte Grande e nas comunidades vizinhas com potencial para a pecuária.
A programação da quarta edição da Festa do Queijo, segundo o responsável da Associação Ka Djidja, Pedro Matos, inclui oficinas formativas, debates, concursos e momentos de confraternização, destacando a importância do queijo artesanal e da pecuária na economia local.
A abertura do evento será marcada por formação e capacitação com uma oficina prática sobre “Transformação artesanal do queijo”, assim como de um módulo técnico sobre “Teste de mastite: análise e orientação técnica nos currais” para fortalecer o conhecimento e a prática dos produtores de queijo.
O teste de mastite visa identificar a presença de mastite nos animais, que é uma inflamação das glândulas mamárias, geralmente causada por infecção bacteriana, que afecta a qualidade e a produção do leite.
A sua realização visa dar orientação aos criadores para melhorar a produção de leite.
Para quarta-feira, 16, a organização promove “A rota do queijo: sabores e turismo rural” com uma deslocação até Tudja, na encosta da Serra, com concentração e partida em Monte Grande.
Durante o passeio os visitantes poderão desfrutar de um “café com queijo” e participar de um painel sobre "Turismo rural como oportunidade para o desenvolvimento", seguido de um almoço.
Na quinta-feira, 17, no espaço da Associação Ka Djidja, será realizado um fórum de desenvolvimento local, através de mesa-redonda sobre "50 Anos da Independência: o futuro do agropecuário em Cabo Verde", contando com a presença de do antigo presidente da câmara de São Filipe, Eugénio Veiga, delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente, Estevão Fonseca, e o vereador da câmara de São Filipe, António Cula Monteiro.
A quarta edição da Festa do Queijo termina na sexta-feira, 18, no espaço da Associação Ka Djidja, com uma série de actividades como café tradicional, feira agropecuária, concurso “maior buli di leti” (maior cabaça de leite, em português), concurso “melhor queijo 2025”, entrega de certificados, espetáculo com música tradicional
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar