
Santa Cruz, 23 Out (Inforpress) – A Comissão Política Regional (CPR) do PAICV em Santiago Norte manifestou, hoje, preocupação com os “grandes constrangimentos” na área da segurança e da justiça na região, após visitas aos concelhos de Santa Catarina e Santa Cruz.
Em declarações à imprensa, o porta-voz da CPR do Partido Africano para Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), Carlos Rodrigues, disse que o grupo constatou falta de recursos humanos e materiais, nomeadamente, a ausência de assessores para apoio aos magistrados e carência de equipamentos de gravação e de material administrativo e deficiência de veículos, o que está a contribuir para atrasos no atendimento e no andamento dos processos nos dois municípios.
Em Santa Cruz, reconheceram algumas melhorias após o incidente de insegurança registado no fórum da Juventude, em Junho passado, mas defendem o reforço do policiamento, sobretudo, em pontos estratégicos para garantir maior segurança.
Outra preocupação por eles apontados prende-se com as condições físicas das instalações ligadas à justiça, incluindo a falta de iluminação e câmaras de vigilância nas ruas dos tribunais, situação que, segundo eles, aumenta o sentimento de insegurança.
“É necessária uma segurança mais assertiva para proteger os cidadãos e apoiar o trabalho da Justiça”, afirmou o porta-voz, Carlos Rodrigues.
Os membros da CPR do PAICV em Santiago Norte insistem, também, na resolução da situação laboral dos oficiais de justiça, com o novo regime remuneratório pendente há cerca de quatro anos, e defendem investimentos em videovigilância e melhorias de infra-estrutura para garantir um serviço mais eficaz.
Os representantes da CPR do PAICV por Santiago Norte adiantaram que, enquanto deputados da Nação, irão apresentar estas preocupações no debate parlamentar sobre o Estado da Justiça.
DV/HF
Inforpress/Fim
Partilhar