
Cidade da Praia, 23 Out (Inforpress) – O presidente da Federação Cabo-verdiana de Basebol e Softball, Luís Nunes, foi eleito secretário-geral da Confederação Africana da modalidade, durante o 2.º Congresso realizado de 16 a 18 de Outubro, na Tailândia.
Entrevistado pela Inforpress, Luís Nunes afirmou que o congresso reuniu 22 países africanos e que a eleição decorreu no dia 17, contando com representantes de 26 federações de basebol e 20 de sofball.
Segundo disse, foi o candidato mais votado entre os nove eleitos, obtendo 17 votos.
O dirigente considerou que a sua eleição representa uma oportunidade para Cabo Verde reforçar a sua presença no panorama desportivo africano.
“Foi para mim uma grande alegria, um prazer, uma honra, um privilégio. Sou grato a Deus pela oportunidade de servir nas mais diversas maneiras”, expressou.
Para tal, a Confederação Africana de Basebol e Softball está a iniciar a sua segunda direcção e pretende focar-se na captação de patrocínios e parcerias internacionais para apoiar o desenvolvimento das federações filiadas.
“Como secretário-geral, vamos buscar patrocínios para toda a confederação. Já estamos a preparar um projecto para o próximo ano com grandes parceiros internacionais”, adiantou.
O responsável salientou que esta nomeação poderá trazer benefícios directos a Cabo Verde, uma vez que os primeiros patrocínios serão distribuídos de forma igualitária entre todas as federações africanas.
“Agora, representando uma entidade que tem mais de 200 milhões de pessoas nos países que representamos, torna-se mais interessante para os patrocinadores, Cabo Verde vai-se beneficiar disso”, realçou.
Luís Nunes considerou que o novo cargo reforça a credibilidade do país numa modalidade que já tem mostrado resultados expressivos.
A Selecção Nacional de Baseball 5 encontra-se entre as 10 melhores de África e entre as 40 melhores do mundo, à frente de países com mais tradição na modalidade, como os Estados Unidos e o Senegal.
O dirigente assegurou que o seu objectivo é continuar a trabalhar para fortalecer o basebol e o softball em Cabo Verde e em todo o continente africano.
KF/SR//HF
Inforpress/Fim
Partilhar