Assomada, 06 Set (Inforpress) – A Academia Sintaxy, uma empresa de desenvolvimento de 'software' sem fins lucrativos, concluiu hoje um workshop introdutório que capacitou 80 jovens de seis municípios da região de Santiago Norte em programação, com foco na linguagem Python.
O presidente da Academia Sintaxy, Abel Mendonça, disse em declarações à imprensa, em Assomada, que a empresa trabalha com o objectivo de capacitar jovens na programação, para fazer programas para computadores, aplicativos móveis, ou seja, desenvolvimento de aplicativos webs no seu todo.
"A ideia é capacitar a custo zero os jovens que não têm a oportunidade de fazer um curso superior. Normalmente o período de formação é de um ano e, logo a seguir, são colocados no mercado de trabalho", explicou o responsável.
Com o objectivo de descentralizar a formação em tecnologia, que geralmente acontece na cidade da Praia, desta vez a Academia decidiu beneficiar os jovens de Santiago Norte, com idade a partir dos 15 anos, com um workshop introdutório.
Esta experiência, que decorreu de 11 de Agosto a 05 de Setembro, em Assomada, serviu para a Sintaxy avaliar o interesse dos jovens da região, com a intenção de, em breve, levar a formação completa de um ano para o interior de Santiago.
Abel Mendonça sublinhou que esta experiência serviu para a Sintaxy avaliar o interesse dos jovens da região, com a intenção de, em breve, levar a formação completa de um ano para o interior de Santiago.
Na ocasião, o responsável fez uma avaliação positiva da experiência, destacando a “grande adesão e o engajamento” dos jovens, o que reforça o compromisso da organização em continuar a investir na formação de talentos e expandir os seus programas no futuro.
Um dos participantes, Eliano Tavares, expressou a sua satisfação, sublinhando a importância de ter aprendido os fundamentos de Python, uma área que considera um diferencial no mercado tecnológico.
A iniciativa da Sintaxy é uma oportunidade para promover a inclusão digital e estimular o desenvolvimento local, contribuindo para a formação de uma nova geração de profissionais de tecnologia no interior de Santiago.
MC//CP
Inforpress/Fim
Partilhar