Santa Catarina: Vereador apela ao uso racional da água e pede consumidores que cumpram com os seus compromissos

Inicio | Sociedade
Santa Catarina: Vereador apela ao uso racional da água e pede consumidores que cumpram com os seus compromissos
22/03/24 - 06:14 pm

Assomada, 22 Mar (Inforpress) – O vereador responsável pelo pelouro do ambiente e saneamento da Câmara Municipal de Santa Catarina pediu hoje aos consumidores que façam uso racional da água, mas também que cumpram com os seus compromissos.

Vladmir Brito fez este apelo em declarações à Inforpress, no âmbito do Dia Mundial da Água assinalado hoje, explicando que os recursos hídricos naturais estão cada vez mais escassos e que ao passar pela dessalinização é preciso lembrar que isto acarreta custos.

Segundo este responsável, a câmara enquanto entidade local, compartilha esta responsabilidade no que tange a garantia do acesso à água para todos com a Águas de Santiago (AdS, Empresa Pública Intermunicipal, S.A) para fazer lutas face à situação actual, nomeadamente a escassez da água devido os anos de seca, os processos de mobilização para abastecer toda a comunidade e as acções de sensibilização para o uso racional deste “bem precioso”.

Entretanto, além da AdS, avançou que a autarquia tem trabalhado há vários anos com algumas associações e fundos franceses que têm apoiado em projectos de ligações de águas domiciliares nas localidades mais distantes, mas também no próprio centro da cidade.

Com todos os esforços que têm sido envidados, indicou que quando saem no terreno em acções de sensibilização não descartam o apelo aos consumidores que também devem honrar os seus compromissos, ou seja, “ao receberem as suas facturas mensais que façam o pagamento pois a AdS tem também compromissos”.

E é neste sentido que Vladmir Brito considera que a água “não tem preço, mas sim valor”, justificando que as pessoas só se lembram disso quando falta, mas enquanto estão a ser abastecidas não se lembram, aproveitando para reforçar o apelo ao uso racional e o necessário.

“Este recurso está escasso, mesmo que a solução venha passando pela aposta na dessalinização é preciso lembrar que tem custo”, finalizou.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa conscientizar a população a respeito desse recurso natural, essencial para a sobrevivência dos ecossistemas do planeta.

MC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar