Santa Catarina: Pesquisadores da Rede-TER debatem importância e desafios da produção científica no eixo Sul-Sul (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Santa Catarina: Pesquisadores da Rede-TER debatem importância e desafios da produção científica no eixo Sul-Sul (c/áudio)
25/06/24 - 02:48 pm

Assomada, 25 Jun (Inforpress) – Os pesquisadores da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER) vão debater de hoje até quinta-feira, em Assomada, a importância e os desafios da produção científica com foco na sua promoção no eixo Sul-Sul.

O quarto encontro da Rede-TER realizado em formato híbrido, com actividades presenciais no Campus da Universidade de Santiago (US), em Assomada, Santa Catarina (Santiago), e remotas, por meio de plataformas digitais vai decorrer sobre o lema “Diálogos integrados: pesquisa, ensino e inovação para o desenvolvimento do eixo Sul-Sul”.

“Este quarto encontro é o momento para nós, pesquisadores da Rede-TER, podermos fomentar, divulgar e trabalhar a perspectiva da ciência de forma interdisciplinar e promover o diálogo e debate interdisciplinar dos pesquisadores”, adiantou à Inforpress Simone dos Santos, presidente desta associação de pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras comprometidos com o desenvolvimento de seus respectivos territórios.

A Rede-TER, com sede na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no Campus Avançado de Pau dos Ferros-RN, Brasil, segundo Simone dos Santos, pretende trabalhar com diferentes áreas temáticas que possam promover o desenvolvimento do território, quer do ponto de vista geográfico, económico, da saúde e da moradia.

Acrescentou ainda que esta rede criada em 2018 quer, igualmente, trabalhar cada vez mais cedo o método cientifico, tendo em conta que a mesma almeja ser um espaço para se debater e para promover a produção científica.

Daí, que segundo ela, os pesquisadores de diferentes áreas e de forma interdisciplinar dos países do eixo Sul-Sul, nomeadamente do Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Angola e Chile, estão reunidos neste quarto encontro para pensar o local e o global, dentro de uma perspectiva em que a produção da ciência seja pensada para promover o eixo global.

E ainda vão fortalecer e estreitar os laços, articular e criar parcerias entre as instituições universitárias e pessoas académicas.

Relativamente às actividades a serem desenvolvidas, destacou conferências, mesas redondas, oficinais e minicursos, que segundo a professora universitária brasileira têm como objectivo ajudar os docentes, discentes e profissionais de diferentes áreas na preparação dos seus trabalhos de produção científica.

Ou seja, ajuntou que se pretende que este evento tenha como foco a qualificação académica onde os estudantes vão apresentar os seus trabalhos, se inserir e aprimorar os seus conhecimentos académicos a partir dos grupos de trabalho e, ainda, participar nas oficinas e minicursos, cujos conteúdos e assuntos possam contribuir para as suas formações, quer profissional ou académica.

Na ocasião, notou que, tendo em conta que os pesquisadores e estudiosos do eixo Sul-Sul, da América Latina, África e Ásia tendem a beber de fontes ocidentais, e ainda não promovem, divulgam e estudam os seus contextos locais, insistiu que a Rede-TER foi criada justamente para dar protagonismo aos trabalhos de produção científica desses pesquisadores desse eixo Sul-Sul.

Daí, que a rede tem promovido e divulgado os trabalhos na sua revista científica e em forma de E-book, adiantando que neste encontro vão ser apresentados um total de 82 trabalhos de várias áreas, com destaque para educação, de alunos e professores, oriundos de disciplinas e dissertações.

FM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar