São Filipe, 18 Jul (Inforpress) – A Fundação Padre Ottavio Fasano e a Fundação Donana assinaram hoje um protocolo de colaboração para unificar esforços em prol da solidariedade, cidadania e desenvolvimento sustentável, visando o reforço das acções sociais na ilha do Fogo.
A cerimónia de assinatura contou com a presença do Frei Gilson Frede, presidente da Fundação Padre Ottavio Fasano, e de Ana Hopffer Almada, presidente da Fundação Donana.
Na ocasião, os dois responsáveis destacaram a importância da união de forças entre as duas instituições, que partilham valores e propósitos comuns.
Segundo Frei Gilson Frede, “não se trata de um protocolo desnaturalizado, mas sim de um passo natural após anos de diálogo, partilha de ideias e cooperação informal entre as duas fundações”,
O presidente da Fundação Padre Ottavio Fasano destacou ainda que, com esta parceria, será possível criar as condições necessárias para implementar de forma efectiva o Banco Alimentar de Cabo Verde na ilha do Fogo, além de promover formações sobre cidadania, democracia, paz e valores sociais.
“Aqui na ilha do Fogo temos algumas condições, nomeadamente logísticas, e espaços que podemos disponibilizar à Fundação Donana, para realização de outras actividades, nomeadamente formativas”#, referiu Frei Gilson Frede.
Por sua vez, Ana Hopffer Almada agradeceu a confiança e a parceria com a Fundação Padre Ottavio Fasano, afirmando que “é uma honra poder consolidar esta delegação do Banco Alimentar na ilha, que já existia, mas sem as condições adequadas para funcionar plenamente”.
A presidente da Fundação Donana também anunciou que, ainda este ano, será inaugurada uma Casa de Sopa na ilha do Fogo, com capacidade para atender, diariamente, cerca de 50 pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Espero que o protocolo dê frutos e possamos ajudar as pessoas que precisam, aumentando ainda mais essa corrente de solidariedade, porque se cada um de nós fizer um pouquinho, o mundo certamente melhorará”, disse a presidente da Fundação Donana, que lembrou que o lema da instituição é “trabalhar juntos por um mundo melhor”.
Segundo o protocolo assinado, a Fundação Donana compromete-se a apoiar com alimentos, através do Banco Alimentar de Cabo Verde, oferecer formação e capacitação em educação para a cidadania, doar equipamentos, roupas e outros bens essenciais, interceder junto a instituições públicas e privadas em caso de impossibilidade de resposta directa.
Em contrapartida, a Fundação Padre Ottavio Fasano compromete-se a gerir a delegação do Banco Alimentar na ilha do Fogo, disponibilizar voluntários para campanhas e outras acções sociais, ceder espaços para armazenamento de alimentos e realização de actividades formativas e enviar membros para intercâmbios e formações em acção social.
Ambas as instituições reforçaram o compromisso de “trabalhar juntas por um mundo melhor” e que ecoam o espírito de cooperação e solidariedade desta nova fase da parceria entre as duas organizações.
“Ainda que a nossa contribuição seja pequena, como dizia Madre Teresa de Calcutá, o oceano seria mais pobre sem essa gota”, referiu Frei Gilson Frede, refletindo o espírito de esperança e transformação que motiva esta união de esforços.
JR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar