Assomada, 18 Set (Inforpress) – A ministra da Justiça, Joana Rosa, afirmou hoje que a Polícia Judiciária (PJ) em Santa Catarina tem correspondido às demandas dentro da sua área de circunscrição e desenvolvido um trabalho essencialmente preventivo contra a criminalidade.
As declarações foram feitas à imprensa após uma visita ao Tribunal da Comarca de Santa Catarina, a outros serviços ligados à justiça e à delegação da PJ na região, sediada no município.
Segundo a governante, a delegação da PJ em Santa Catarina cobre também os concelhos do Tarrafal, Calheta de São Miguel e São Salvador do Mundo, e que recentemente, recebeu três novos inspectores, resultantes da formação concluída com 34 elementos, o que representa, segundo a ministra, um reforço importante dos recursos humanos e da capacidade de intervenção.
Joana Rosa adiantou que está em estudo a elevação da actual delegação a departamento, o que implicará novas condições de funcionamento, incluindo a criação de laboratórios no interior de Santiago.
No entanto, sublinhou que a Central da Praia continuará a desempenhar um papel complementar, sobretudo nas análises mais complexas.
“Há um nível de atendimento e cobertura muito satisfatório da Polícia Judiciária em Santa Catarina. Os dados indicam boa produtividade e um ambiente de paz, fruto do trabalho de prevenção que tem sido feito em articulação com o Ministério Público e os tribunais”, destacou.
A ministra reiterou que o foco deve continuar a ser a prevenção, de modo a evitar o surgimento de situações de criminalidade no município e na região coberta pela PJ de Santa Catarina.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar