*** Por Feliciano Monteiro, da Agência Inforpress***
Assomada, 16 Out (Inforpress) – Nilton Ramos, mais conhecido por Ny, é um jovem de Ribeira da Barca, em Santa Catarina (Santiago), apaixonado pela natureza desde criança, e há seis anos é responsável pela protecção e preservação da praia da Baía de Angra.
"A Baía de Angra é minha segunda casa", confessou à Inforpress este activista ambiental.
Conforme lembrou, quando em 2018 chegou à praia da Baía de Angra encontrou-a suja, ou seja, com muitos plásticos e garrafas, sem areia e com muitas pedras.
Ny não pertence a nenhuma associação, mas acredita que tem feito a sua parte por um litoral mais sustentável, ou seja, que tem desenvolvido acções de conscientização e preservação de praias em Ribeira da Barca.
Além da limpeza da praia, construiu ali uma cabana e espaços para instalação de tendas, que, segundo ele, pode ser usado por todos, desde que tenham atitudes sustentáveis, que passam pela limpeza da praia e do próprio espaço.
Aliás, informou que logo à entrada da cabana está uma placa onde pode-se ler: “leba bu lixo ku bo” (leve o teu lixo contigo, em português).
“Após a retirada das pedras e dos plásticos com vista a salvar vida marinha, hoje a praia tem areia e tem servido de desova para tartarugas”, regozijou-se, revelando que não sinalizou os ninhos com medo de alguém danificá-los.
No entanto, informou que já sabe onde estão os ninhos e os tem monitorizado, para quando nascerem as primeiras “tartaruguinhas” ajudá-las a entrar no mar.
Para o jovem, se a praia da Baía de Angra hoje voltou a registar ninhos de tartarugas se deve ao trabalho voluntário que tem desenvolvido desde 2018.
Ny, que confessou ser “leigo na matéria”, pediu o apoio de associações na ilha de Santiago que lidam com a preservação de tartarugas para o ajudar, para que possa proteger esta espécie marinha que vai voltar a fazer dessa praia, nos próximos tempos, seu lugar para desova.
Este activista ambiental disse acreditar que dentro de pouco tempo por causa da desova de tartarugas e das suas belezas naturais a praia da Baía de Angra, assim como Pilão e gruta das Águas Belas, duas das sete maravilhas do município de Santa Catarina, vai atrair turistas.
Aliás, é por causa dessa sua paixão pela natureza que viu nela uma forma de ganhar dinheiro, daí estar a construir um bote próprio para poder levar turistas para conhecer Angra e as maravilhas de Ribeira da Barca.
“Os guias turísticos têm levado turistas para Angra e a ganhar às minhas custas, por isso, pretendo entrar nesse negócio de passeio de bote. Mas, contrariamente aos demais guias turísticos, o meu foco é empreendedorismo ambiental, ou seja, mais do que dar a conhecer as belezas naturais pretendo que as pessoas que visitam Pilão, gruta das Águas Belas ou Angra tenham a consciência ambiental”, revelou.
O também guia turístico, que não pretende emigrar, como tem feito a maioria dos jovens dessa vila piscatória, adiantou que tem na forja um projecto de educação ambiental, que visa levar as crianças de Ribeira da Barca e não só para a praia de Angra.
Sobre a iniciativa deste jovem, o guia turístico Carlos Rodrigues, que tem mostrado aos turistas duas das sete maravilhas do município de Santa Catarina, localizadas em Achada Leite e Ribeira da Barca, através de passeio de bote, entende que a mesma deve ser acarinhada por todos, sobretudo as pessoas que trabalham na área do turismo.
O pacote desse passeio de bote, segundo o jovem empreendedor Carlos Rodrigues, mais conhecido por Jair, às vezes inclui churrasco na praia da Baía de Angra e almoço na mesma praia.
Esta actividade, segundo Jair e Ny, tem sido “ganha-pão” da maioria dos pescadores e jovens da Ribeira da Barca, que depois da faina aproveitam para levar turistas e ganhar mais um extra.
FM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar