Santa Catarina/Fogo: Quatro escolas básicas com mobiliário novo no início de mais um ano lectivo

Inicio | Cooperação
Santa Catarina/Fogo: Quatro escolas básicas com mobiliário novo no início de mais um ano lectivo
03/09/24 - 08:10 am

São Filipe, 03 Set (Inforpress) – Quatro escolas do Ensino Básico Obrigatório (EBO) do município de Santa Catarina do Fogo vão iniciar o ano lectivo 2024/2025 com mobiliário novo suportado pelo segundo pacote de financiamento da ONG luxemburguesa Beetebuerg Helleft.

O acto de entrega dos equipamentos escolares, nomeadamente 520 cadeiras individuais e 260 mesas bipessoal às escolas de Fonte Aleixo, Figueira Pavão e Cova Figueira e ao Complexo Educativo Eduardo Gomes Miranda, ocorre hoje e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes.

A confecção de mobiliários para as quatro escolas está inserida no projeto de reabilitação das escolas e jardins de infância do município, financiado pela organização não-governamental luxemburguesa Beetebuerg Helleft, pelo Ministério da Educação de Luxemburgo e a própria câmara de Santa Catarina do Fogo.

Além dos mobiliários e, no quadro do segundo pacote de financiamento da ONG Luxemburguesa, no montante superior a um milhão de euros, a câmara encomendou três viaturas para reforçar o transporte escolar.

São ainda parceiros deste projecto de intervenção no sector da educação, o Ministério da Educação do Luxemburgo, com aproximadamente um milhão de euros (958.899) e a ONG Beetebuerg Helleft na ordem dos 300 mil euros.

Alberto Nunes disse à Inforpress que as três viaturas, dois autocarros e um hiace, devem chegar à cidade da Praia até o dia 05 de Setembro e à ilha do Fogo até o início das aulas, e salientou que alunos de todas as localidades com necessidade de se deslocarem vão ser transportados no percurso casa/escola/casa.

Ainda no quadro do financiamento serão reabilitados os jardins de infância das localidades de Tinteira (norte), Mãe Joana e Estância Roque (centro) e de Fonte Aleixo (sul), reabilitação do jardim e centro comunitário de Roçadas, construção de uma cantina e de uma cozinha na escola básica de Cova Figueira, vedação da área envolvente e construção de um reservatório de água no Complexo Educativo Eduardo Gomes Miranda, assim como aquisição de material informático.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar