Presidenciais2026: Joana Rosa quer Presidência atenta ao custo de vida e aos desafios sociais

Inicio | Política
Presidenciais2026: Joana Rosa quer Presidência atenta ao custo de vida e aos desafios sociais
30/10/26 - 07:15 pm

Cidade da Praia, 30 Out (Inforpress) – A candidata a Presidente da República Joana Rosa considerou hoje que o chefe de Estado deve mobilizar as instituições para encontrar respostas ao aumento do custo de vida e aos problemas que afetam as famílias cabo-verdianas. 

Em declarações à imprensa, após uma acção de campanha eleitoral no mercado do Platô, Joana Rosa indicou que uma Presidência útil à sociedade deve estar permanentemente atenta aos desafios do país e assumir uma postura ativa na defesa dos cidadãos.

Apontou, a título de exemplo, a subida dos preços dos combustíveis, dos produtos nos supermercados e dos transportes como questões que exigem atenção, considerando que o Presidente da República não deve permanecer em silêncio perante as dificuldades enfrentadas pela população.

Na sua perspectiva, cabe ao chefe de Estado convocar as entidades competentes, promover o diálogo e incentivar a adoção de medidas que permitam atenuar os efeitos da inflação na vida dos cidadãos.

“O Presidente da República tem de chamar entidades. Ele tem de ouvir o que está a passar lá fora”, afirmou, defendendo uma magistratura de influência que contribua para encontrar respostas para os problemas nacionais.

A candidata destacou igualmente a juventude como uma das prioridades da sua visão para a Presidência, defendendo a criação de melhores condições de formação, emprego e rendimento para reduzir a saída de jovens do país.

A violência, a segurança, a situação dos idosos e das crianças e a coesão territorial foram igualmente apontadas como matérias que devem merecer atenção da Presidência da República.

Para a candidata, o chefe de Estado deve promover o debate sobre estas questões junto das instituições e da sociedade civil, contribuindo para a construção de consensos e para a procura de soluções que melhorem a qualidade de vida dos cabo-verdianos.

No sábado 31, a candidatura de Joana Rosa tem agendado encontros com a população de Santa Catarina de Santiago e do município de Tarrafal em Santiago Norte. 

Concorrem ao cargo de Presidente da República, para além de José Maria Neves, que busca a renovação do mandato, Antero Tavares, Casimiro de Pina, Gilson Alves, Joana Rosa e Loisito Tavares de Sousa.

Os seis candidatos disputam a preferência dos eleitores nas eleições marcadas para 15 de Novembro, um momento de exercício da democracia e de escolha do Chefe de Estado para os próximos cinco anos.

CM/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar