Sal/Esgrima: Cabo Verde aposta na qualificação técnica e massificação da modalidade

Inicio | Desporto
Sal/Esgrima: Cabo Verde aposta na qualificação técnica e massificação da modalidade
07/10/25 - 03:14 pm

Espargos, 07 Out (Inforpress) – A Federação Cabo-verdiana de Esgrima (FCE) prossegue hoje uma acção de capacitação de treinadores, na ilha do Sal, visando qualificar técnicos da modalidade e impulsionar o desenvolvimento da esgrima no país.

A formação, que arrancou esta segunda feira, 06, está a cargo do mestre italiano Giancarlo Puglisi, responsável pela formação em espada na Escola Scherma Modica, em Itália, conhecida por formar diversos campeões.

Esta parceria com a Federação Italiana de Esgrima é “crucial” para aumentar a capacidade de conhecimento técnico dos treinadores locais.

Em declarações à comunicação social, Giancarlo Puglisi destacou a importância da parceria, que se estende por mais de cinco anos.

"Estamos trabalhando com estes atletas para fazer uma formação completa, tanto de instrutores quanto de atletas", sublinhou.

Para Puglisi, é crucial "trazer este movimento da Itália para Cabo Verde" para que a disciplina se desenvolva numa parte do mundo onde é menos conhecida.

A formação visa dotar os participantes de indicações técnicas e de conhecimentos que "podem servir para uma competição internacional".

O instrutor italiano reconhece que o nível de esgrima no arquipélago ainda é "muito básico", mas já reflecte o trabalho feito nos anos anteriores.

A expectativa é alta, especialmente porque os novos instrutores, muitos deles oriundos da Educação Física, trazem uma "preparação diferente", o que fará o nível de Esgrima ter um "crescimento continuo".

O objectivo final do projecto é "poder ter um atleta representante de Cabo Verde para uma competição internacional, e que então possa ter resultados".

Puglisi garantiu que as expectativas no projecto são "muito altas" e que os jovens estão "se empenhando" e "enfrentando seriamente" o trabalho.

No âmbito do IV Open de Esgrima, que culminará a semana de formação, os atletas irão competir com a espada, a arma não convencional.

O Mestre Puglisi explicou que a espada é uma arma que toca em qualquer alvo, da máscara ao pé.

“O objectivo dos dois é tocar primeiro. Então, há a necessidade, em cada acção, de uma preparação relativamente longa, para poder decidir o momento exacto para realizar uma estocada", explicou.

Sobre as condições, o mestre referiu que o país "já comprou parte do equipamento", mas que é necessário muito mais para que todos os atletas voluntários possam praticar a disciplina.

Quanto ao objectivo desta iniciativa, o director técnico da FCE, Rui Fortes, sublinhou que é fomentar o desenvolvimento técnico dos treinadores e, simultaneamente, promover o associativismo.

"Queremos aumentar o número de associações existentes actualmente na federação que actualmente conta com três associações oficiais, mas a meta é criar pelo menos mais duas, nomeadamente, nas ilhas de São Nicolau e Santo Antão”, frisou.

A formação técnica de uma semana culminará com o 4.º Open de Esgrima, que se realizará no dia 11 de Outubro, das 09h às 12h.

O torneio será disputado nas categorias masculino e feminino, servindo como “consequência do aprendizado” e uma forma de promover a massificação da esgrima em todo o território.

Para o 4.º Open de Esgrima, estão inscritos um total de 17 atletas, sendo 12 masculinos e cinco femininos (entre treinadoras e atletas), provenientes das ilhas de Santo Antão, São Vicente, Sal e Santiago.

A participação de mulheres é um ponto de foco, com a intenção de fomentar a sua inclusão e massificar a modalidade nas camadas infantis, juvenis e adultas, reforçando que a esgrima é um "desporto para todos".

NA/HF

Inforpress/Fim

Partilhar