Ribeira Grande: Workshop sobre Turismo Cultural inicia comemorações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades

Inicio | Cultura
Ribeira Grande: Workshop sobre Turismo Cultural inicia comemorações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades
14/10/24 - 05:56 pm

Ribeira Grande, 14 out (Inforpress)  – Um workshop sobre o turismo cultural dirigido a diferentes agentes locais arrancou hoje, na Ribeira Grande, Santo Antão, palco central do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, que se assinala na sexta-feira, 18 de Outubro.

Em declarações à Inforpress, à margem da abertura do workshop sobre a "História da Ilha de Santo Antão e o seu potencial no domínio do turismo cultural", o historiador e facilitador do evento, José Évora, disse que o "minicurso" é fruto de uma iniciativa do Ministério das Industrias Criativas com instituições parceiras, nomeadamente, à Câmara Municipal. 

José Évora, que falava em representação do Instituto do Arquivo Histórico Nacional de Cabo Verde, explicou que o worshop tem como público-alvo os agentes locais e visa promover uma reflexão e recolha de subsídios para a promoção do turismo cultural que se quer para a ilha.

"A nossa ideia é, durante estes três dias, fazer uma reflexão em torno dos aspectos menos estudados e ver como determinados acontecimentos históricos da ilha de Santo Antão poderão ser apropriados na perspectiva da promoção do seu turismo histórico e cultural" declarou.

A mesma fonte revelou que durante o workshop serão debatidos temas como "os fenómenos da resistência em Santo Antão, sinais de resiliência face as adversidades do meio (as secas, as fomes e as epidemias); “ subsídios para um roteiro do turismo histórico-cultura”  e, por fim, “a ilha de Santo Antão, Resistências, Resiliências e Dinâmicas Sociais (1711-1981)".

Por sua vez, a vereadora da Educação na Câmara Municipal da Ribeira Grande, Maria Rodrigues, afirmou que o concelho não tem ainda um arquivo histórico organizado, pelo que destacou a pertinência do workshop e anunciou a existência de uma proposta para viabilizar um centro de documentação/ museu sobre a história da ilha de Santo Antão para facilitar informações credíveis.

"Muitas vezes há pessoas que contam uma história sem basear numa fonte. Contam histórias só por ouvir dizer. Muitas vezes aquilo que é contado nem sempre bate com a realidade, daí a necessidade de termos os documentos, as fontes para que as pessoas possam basear naquilo que é a história real", disse.

Segundo a autarca, no final do workshop vai ser produzido um documento com os diferentes subsídios recolhidos que serão apresentados durante uma conferência para assinalar o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades.

A formação iniciada hoje no Gabinete Técnico Inter-Municipal foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, e acontece durante três dias numa parceria entre a edilidade e o Ministério da Cultura e das Industrias Criativas.

Santo Antão foi a ilha escolhida para acolher o acto central do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades que se comemora no dia 18 de Outubro.

Criado em 2011, o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades tem como patrono o poeta Eugénio Tavares como patrono, nascido a 18 de Outubro de 1897, na ilha Brava, um dos maiores compositores de mornas cabo-verdianas e um dos pioneiros da emigração cabo-verdiana.

EL/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar