Cidade da Praia, 18 Jul (Inforpress) - O Presidente da República, José Maria Neves, disse hoje que o Município da Ribeira Grande de Santiago precisa ser compensado pelo seu “custo de patrimonialidade”
A observação foi feita em declarações à imprensa, após um encontro com a equipa camarária, no início de uma visita de três dias àquele município, enquanto Champion da União Africana para a Preservação do Património Natural e Cultural de África e Patrono da Aliança da Década do Oceano.
“O Estado e o município devem discutir para encontrar uma solução para isto", apontou o José Maria Neves, que enalteceu o engajamento do Governo na salvaguarda do sítio histórico da Cidade Velha.
“Neste momento, no essencial, há a salvaguarda da Cidade Velha. De todo modo há algumas questões que precisam ser discutidas, designadamente a compensação do município para ajudar nos custos da patrimonialidade”, vincou o chefe de Estado.
Em relação à visita, o chefe do Estado disse que vai falar com os munícipes sobre a problemática da segurança alimentar em Cabo Verde, da habitação, das acessibilidades e de oportunidades para as pessoas terem acesso ao rendimento.
“Sobretudo pedir que haja uma forte cooperação entre os municípios e o Governo para que estas questões sejam resolvidas”, frisou, José Maria Neves, que pediu um novo momento para a descentralização em Cabo Verde, para melhorar o processo de produção de políticas públicas.
O Presidente da República, José Maria Neves, realiza de hoje a sábado, 20, uma visita ao município da Ribeira Grande de Santiago com questões da valorização e preservação do Património Histórico na agenda.
Esta deslocação enquadra-se nas acções do chefe de Estado enquanto Champion da União Africana para a Preservação do Património Natural e Cultural de África e Patrono da Aliança da Década do Oceano.
Na manhã de hoje, o Presidente da República efectuou uma visita de cortesia ao presidente da câmara municipal, que antecedeu um encontro com a equipa camarária e uma visita guiada à orla marítima e aos principais monumentos históricos do Património Mundial pela Unesco.
O segundo dia da visita do chefe de Estado a Ribeira Grande de Santiago inicia-se pela localidade de São Martinho Grande, com visitas ao estádio municipal e às obras de requalificação urbana, seguindo-se visita às comunidades de Gouveia e Porto Mosquito, para contactos com associações de peixeiras e pescadores, e visitas a algumas obras e projectos de preservação ambiental.
No último dia da visita, José Maria Neves passará para as zonas altas do município, a bacia hidrográfica de São João Baptista, passando pelas comunidades de Santana, Tronco, Pico Leão e Belém, e a comunidade de Chã de Igreja.
No mesmo dia, o Presidente da República preside à cerimónia de inauguração das obras de requalificação de Salineiro.
OM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar