Cidade da Praia, 21 Ago (Inforpress) – As obras da Bacia Hidrográfica de São João Baptista, na Ribeira Grande de Santiago, já atingiram uma execução de 60 por cento (%) e têm conclusão prevista para 2026, afirmou hoje o deputado Alcides de Pina.
Alcides de Pina fez estas declarações à imprensa durante a visita dos deputados do Grupo Parlamentar (GP) do Movimento para a Democracia (MpD), eleitos pelo círculo eleitoral de Santiago Sul, que teve como objectivo acompanhar o andamento das obras da Bacia Hidrográfica de São João Baptista.
“Segundo nos disseram, neste momento mais de 60% já está executado, pelo que estamos expectantes quanto ao cumprimento do prazo da obra, prevista para o período 2023 a 2026”, vincou.
O deputado destacou a dimensão e o impacto da iniciativa, sublinhando tratar-se de um investimento histórico para a região.
“Estamos perante o maior investimento alguma vez realizado em Ribeira Grande de Santiago e um dos maiores de Cabo Verde, avaliado em mais de 15 milhões de dólares, com 90% de financiamento do Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (BADEA) e 10% de contrapartida do Governo”, afirmou.
Segundo explicou, o projecto integra cerca de 180 intervenções, incluindo a construção da estrada de ligação Santana/Pico Leão, a edificação de diques de captação e de uma barragem subterrânea, destinada a mobilizar grandes volumes de água e a impulsionar de forma significativa a agricultura local.
Para além da vertente agrícola, a iniciativa está a gerar centenas de postos de trabalho e a dinamizar a economia do concelho.
“A população está satisfeita e muitos emigrantes terão agora mais condições para regressar às suas localidades e investir no desenvolvimento da Ribeira Grande de Santiago”, reforçou Alcides de Pina.
O projecto, considerado estruturante, deverá também, de acordo com o deputado, potenciar o turismo rural com a expectativa de tornar a Ribeira Grande de Santiago uma região mais verde e atractiva para visitantes, incluindo aqueles que chegam à Cidade Velha.
Iniciado em Junho de 2023 deverá estar concluído em Julho de 2026, o projecto prevê a construção de 110 diques de retenção de água, 17 diques de captação, 19 perfurações e a construção de cerca de 24 km de estradas.
TC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar