São Paulo recebe espetáculo “Frevo ou Funaná”, unindo Brasil e Cabo Verde

Inicio | Cultura
São Paulo recebe espetáculo “Frevo ou Funaná”, unindo Brasil e Cabo Verde
24/10/25 - 03:19 pm

Cidade da Praia, 24 Out (Inforpress) - O cantor brasileiro Juca Novaes e a artista cabo-verdiana Solange Cesarovna apresentam, no dia 12 de Novembro, o espetáculo “Frevo ou Funaná”, no Bona Casa de Música, em São Paulo (Brasil).

De acordo com um comunicado enviado à Inforpress, a iniciativa marca o lançamento oficial do single homónimo no Brasil e celebra a amizade e a ligação cultural entre os dois países.

A organização descreve a colaboração como “uma celebração musical inédita que une o Brasil e Cabo Verde através das vozes e sensibilidades artísticas de Juca Novaes e Solange Cesarovna” e que exalta “a amizade, a identidade e a diversidade que unem os povos de língua portuguesa”.

Durante a sua visita a Cabo Verde, Juca Novaes encontrou inspiração na semelhança rítmica entre o frevo e o funaná, cruzando culturas separadas pelo Atlântico.

A cantora cabo-verdiana Solange Cesarovna gravou a versão em crioulo da canção e partilhará o palco com o compositor brasileiro no concerto.

Sobre a parceria, Solange Cesarovna explicou que se sentiu “absolutamente emocionada” quando Juca Novaes, a quem muito admira, a convidou para gravarem juntos a música Frevo ou Funaná.

A cantora cabo-verdiana contou que, desde os 18 anos, quando chegou ao Rio de Janeiro para a sua licenciatura, percebeu muitas semelhanças culturais, musicais e comportamentais entre Brasil e Cabo Verde.

Segundo a mesma fonte, o compositor traduziu essas afinidades de forma genial na canção, e ela considerou “um enorme prazer” ter feito a versão em crioulo, afirmando estar “verdadeiramente apaixonada” pelo resultado final, que descreveu como “um hino à amizade entre Cabo Verde e o Brasil”.

Juca Novaes afirmou que compor e lançar a canção faz sentido por reforçar a influência “fundamental” da música africana na música popular brasileira e pela importância da lusofonia, do intercâmbio de experiências entre povos que falam a mesma língua, apesar de estarem separados pelo oceano.

O cantor destacou ainda que a obra revela a identidade cultural comum a Brasil e Cabo Verde, reflectida em elementos gastronómicos, etílicos e musicais, embora com nomes diferentes.

Juca sublinhou também a relevância de contar com a participação de Solange Cesarovna, artista cabo-verdiana de destaque internacional, que não só dividiu a interpretação com ele, como acrescentou a versão em crioulo, tornando a gravação de Frevo ou Funaná ainda mais significativa.

O concerto terá início às 20:00, na Rua Dr. Paulo Vieira, 101 – Sumaré, em São Paulo.

TC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar