
Ribeira Brava, 06 Nov (Inforpress) – O Presidente da República apelou hoje a uma resposta “mais célere e coordenada” entre o Governo e as autarquias locais para fazer face aos danos provocados pela passagem da tempestade Erin na ilha de São Nicolau.
José Maria Neves falava à imprensa após visitar o município da Ribeira Brava, com o objectivo de avaliar os estragos provocados pelas chuvas intensas de 11 de Agosto.
Durante a deslocação, o chefe de Estado disse ter constatado danos em infra-estruturas, equipamentos sociais e habitações.
“Há alguns estragos nas infra-estruturas e equipamentos sociais a nível do município, vimos o estádio, o arrastador com problemas, que têm dificultado a vida dos pescadores, e também registámos danos em habitações sociais”, afirmou.
O Presidente da República destacou ainda a importância dos projectos de desenvolvimento comunitário como instrumentos essenciais para a melhoria das condições de vida e criação de oportunidades nos municípios e ilhas do país.
Neves defendeu ainda que a eficácia dessas iniciativas depende de uma “forte cooperação entre o Estado e as autarquias locais”.
O Presidente da República sublinhou a necessidade de “se transferir mais recursos e poderes para os municípios”, argumentando que as autoridades locais estão mais próximas das populações e, portanto, em melhores condições de responder rapidamente às suas necessidades.
“É importante que os municípios tenham meios para resolver, a tempo, esses pequenos grandes problemas que afetam a vida das comunidades”, reforçou.
Questionado sobre o papel da Presidência na mobilização de uma resposta mais rápida, José Maria Neves explicou que a sua presença visa “dar visibilidade às situações que precisam de um atendimento mais urgente” e instar as autoridades competentes a “acompanhar de forma mais eficaz” os efeitos das intempéries.
Anunciou ainda que será elaborado um relatório detalhado sobre a visita, a ser enviado a todas as entidades competentes, contendo recomendações e propostas concretas para enfrentar os desafios identificados.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Nilton Monteiro, explicou que a situação no município tem sido difícil, mas que a câmara tem dado uma resposta dentro das suas possibilidades.
Segundo o mesmo, a maior parte dos estragos foi na área das estradas, mas a edilidade teve uma “rapida intervenção”, através da equipa do Gabinete Técnico da câmara, que conseguiu repor rapidamente a normalidade.
Nilton Monteiro frisou ainda que apesar da visita do ministro das Infraestruturas ao município, até ao momento a autarquia não recebeu qualquer recurso financeiro do Governo para fazer face aos danos provocados pelas chuvas.
WM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar