São Vicente: Ministério da Cultura entrega 750 contos a cada grupo oficial do Carnaval

Inicio | Cultura
São Vicente: Ministério da Cultura entrega 750 contos a cada grupo oficial do Carnaval
06/11/25 - 07:07 pm

Mindelo, 06 Nov (Inforpress) – O Ministério da Cultura informou hoje que celebrou um protocolo para a entrega de 50 por cento (%) do incentivo aos grupos oficiais do Carnaval de São Vicente, sendo que cada um recebeu 750 contos.

De acordo com o Ministério da Cultura, o Governo já tinha garantido que entregaria, “ainda este ano, pelo menos metade da verba destinada ao Carnaval de 2026”, tendo em conta “os preparativos da festa que deverá arrancar com antecedência”.

Além da tranche entregue aos grupos, através de um protocolo assinado com a Liga dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente (Ligoc-SV), o ministério entregou também 625 contos para o funcionamento da Ligoc-SV e 125 contos ao grupo espontâneo Mandinga de Ribeira Bote.

“Mesmo após as duras consequências da tempestade Erin, que provocou perdas humanas e avultados prejuízos materiais, incluindo em alguns grupos carnavalescos, o espírito de reconstrução e celebração manteve-se firme”, destacou o Ministério da Cultura.

A mesma fonte informou que os restantes 50% do incentivo serão entregues em Janeiro, após a aprovação do Orçamento do Estado, documento através do qual o Governo aumentou em 20% o financiamento para a realização do Carnaval no País em 2026.

 

Uma medida que, referiu a entidade governamental, “traz alívio e motivação aos grupos, agora com garantias financeiras antecipadas do Fundo do Turismo”.

Em Outubro, o Conselho dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente informou, em conferência de imprensa, que não há condições mínimas para a preparação do desfile oficial de 2026.

Na altura, o presidente da Escola de Samba Tropical, David Leite, que esteve acompanhado por membros da direcção dos grupos Monte Sossego, Vindos do Oriente e Estrela do Mar, disse que a conferência era um “clamoroso grito de alerta para acudir e salvar o Carnaval de São Vicente”.

Revelou que “os grupos estão no limite, sem estruturas, sem previsibilidade orçamental e com dívidas acumuladas”, e criticou a "falta de diálogo e de compromisso" da Câmara Municipal de São Vicente em satisfazer as suas reivindicações, entre as quais a criação e entrega de estaleiros funcionais, seguros e dignos para todos os grupos oficiais, bem como o desbloqueio faseado da subvenção, entre outras.

CD/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar