São Nicolau: PR reconhece percurso dos grupos carnavalescos e a grandeza das manifestações culturais da ilha

Inicio | Cultura
São Nicolau: PR reconhece percurso dos grupos carnavalescos e a grandeza das manifestações culturais da ilha
06/11/25 - 08:04 pm

Ribeira Brava, 06 Nov (Inforpress) – O Presidente da República reconheceu hoje, durante a cerimónia de condecoração dos grupos de Carnaval de São Nicolau, a importância da ilha no panorama cultural e intelectual de Cabo Verde.

José Maria Neves, que discursava na cerimónia de condecoração aos grupos carnavalescos Copacabana, Estrela Azul e Brilho de Zona, no quadro dos 50 anos da Independência, na Biblioteca Municipal da Ribeira Brava, considerou a homenagem um reconhecimento do percurso e da grandeza das manifestações culturais da ilha de São Nicolau.

Segundo o chefe de Estado, a realização da cerimónia na própria ilha ganha um “significado muito especial”, por se tratar do reconhecimento do percurso do Carnaval saonicolauense.

O Presidente da República destacou ainda na ocasião a “riqueza cultural” e as “enormes potencialidades em termos de economias criativas” da ilha.

“São Nicolau é uma ilha muito rica em termos culturais e tem enormes potencialidades em termos de economias criativas. E é importante reconhecer esse percurso e enaltecer o contributo desta ilha para o desenvolvimento intelectual de Cabo Verde”, destacou.

José Maria Neves lembrou que muitos dos “grandes intelectuais cabo-verdianos formaram-se nesta ilha” e a projetaram no mundo, citando como exemplo Baltasar Lopes da Silva e o seu romance Chiquinho.

Por isso, nesse ano de comemoração dos 50 anos da independência nacional, o chefe de Estado vincou a necessidade de reconhecer o “contributo da ilha de São Nicolau para o engrandecimento espiritual da Nação cabo-verdiana”.

O Presidente da República classificou ainda o Carnaval de São Nicolau como “um dos grandes e melhores carnavais deste país”.

Neste sentido, realçou, a condecoração visa “dar visibilidade à grandeza dessa manifestação cultural”, mas também mostrar que é possível “construir caminhos para a valorização destas manifestações culturais e para a afirmação das indústrias criativas aqui nesta ilha”.

José Maria Neves felicitou ainda os grupos pelo seu contributo, sublinhando que a condecoração é um reconhecimento do povo de Cabo Verde, que, nas ilhas e na diáspora, “reconhece o vosso contributo para o engrandecimento de Cabo Verde e para o crescimento espiritual das ilhas”.

O Presidente da República expressou o desejo de que esta condecoração incentive São Nicolau a continuar a crescer culturalmente e a dar o seu contributo para o crescimento espiritual do país.

“Eu acho que estamos num novo momento de transição e, se tivermos ambição, se continuarmos a sonhar, reerguermos esta ilha de São Nicolau e ela será, com certeza, um factor de transformação socioeconómica do país, um país que queremos mais moderno, mais próspero e com mais oportunidades para todos”, destacou.

Em representação dos grupos condecorados, Emanuel Cabral, presidente do grupo Copa Cabana, agradeceu o gesto de reconhecimento, sublinhando o impacto do Carnaval na comunidade.

Segundo o responsável, o Carnaval é “mais que uma simples festa”, transformando-se num “verdadeiro espaço de celebração coletiva, de diálogo entre as gerações e de união em torno da alegria e da liberdade”.

“É um riso em tempos difíceis, é a cor que ilumina os dias cinzentos e o gosto e o gesto de união que atravessa gerações e fronteiras. Acima de tudo, o reflexo da alma criativa, generosa, resistente, que caracteriza o povo saonicolenses”, afirmou.

O representante dos grupos destacou ainda o papel do Carnaval como “culturístico estratégico”, que valoriza a identidade cultural e “projeta São Nicolau no cenário nacional e internacional e dá novo fundo à economia local”.

Emanuel Cabral afirmou que o Carnaval é um motor de criação de oportunidades e estimula o talento e a criatividade da” nossa gente”, reforçando o papel da cultura como “motor de desenvolvimento, inclusão e coesão social”.

 

O responsável carnavalesco enalteceu o “trabalho incansável dos grupos”, que com criatividade e resiliência, reinventam a tradição, enfatizando que cada detalhe é resultado de um trabalho coletivo motivado pelo “amor incondicional à cultura de São Nicolau”.

 

O representante sublinhou que a condecoração "é reconhecer o esforço de todos, dos artistas, das costureiras, dos músicos, das cozinheiras, dos nossos escassos, mas valiosos patrocinadores, dos voluntários e de cada pessoa que, muitas vezes, de forma anónima, faz o Carnaval acontecer".

Emanuel Cabral concluiu expressando o sincero agradecimento de todos os grupos, prometendo "continuar a ritmar e a dançar com alma, a criar com paixão e a representar com dignidade o melhor de São Nicolau, com orgulho e o espírito de resiliência".

WM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar