Qualificação Mundial’2026: Tubarões Azuis recebe “banho de multidão” na Feira de Sucupira

Inicio | Desporto
Qualificação Mundial’2026: Tubarões Azuis recebe “banho de multidão” na Feira de Sucupira
12/10/25 - 10:45 pm

Cidade da Praia, 12 Out (Inforpress) – A comitiva da selecção de Cabo Verde de futebol recebeu hoje “um banho de multidão”, durante a sua visita à feira informal de Sucupira, na Avenida Cidade Lisboa, onde interagiu com os feirantes e clientes.

Na véspera deste que já é considerado o jogo mais importante de toda a geração do futebol cabo-verdiano, ante a Eswatini, já que está praticamente às portas da inédita qualificação para o Mundial’2026, a equipa técnica considerou importante um passeio em jeito de descontracção e relax, após o último treino realizado por volta das 11:00 deste domingo.

Foi uma oportunidade aproveitada pelos jogadores cabo-verdianos sentirem de perto o apoio da turma crioula, tanta foi a euforia com que os feirantes receberam os atletas, com palavras de incentivo, cânticos e aplausos, confiantes na vitória e no consequente apuramento ao Mundial.

O capitão da equipa Ryan Mendes manifestou a sua satisfação pela “calorosa recepção”, pois considerou importante esta manifestação de carinho “uma coisa bonita de se ver e de registar” e que toda a equipa sente, cada vez mais galvanizada, para retribuir com o apuramento.

Opinião partilhada pelo antigo internacional cabo-verdiano, Heldon Ramos, mais conhecido por Nhuc, actualmente embaixador dos Tubarões Azuis, para quem foi um momento muito bom, numa altura em que Cabo Verde está a poucas horas de “fazer história” no mapa do mundo de futebol.

Cabo Verde recebe a sua similar da Eswatini às 15:00 desta segunda-feira, 13, em busca de uma vitória que carimbe o passaporte para o Mundial de futebol’2026, prova a ser disputada, simultaneamente, nos Estados Unidos da América, México e Canadá.

A Polícia Nacional já montou um plano de segurança especial, no qual vai destacar 400 elementos para facilitar e manter à ordem pública.

A uma jornada do término da fase de grupos, Cabo Verde lidera o Grupo D de qualificação africana com 20 pontos, seguido pelos Camarões (18), Líbia (15), Angola (11), Maurícias (5) e Eswatini (3).

Os 54 países africanos, conforme o novo regulamento, foram divididos em nove grupos de seis selecções (Grupos A a I) e os vencedores de cada grupo classificam-se automaticamente para o Mundial’2026.

Os quatro melhores segundos classificados vão disputar uma “final-four” onde ficará decidida a equipa que vai representar a África numa repescagem intercontinental, que poderá aumentar para 10 o número de países africanos na prova a realizar-se no Canadá, Estados Unidos da América e México.

SR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar