Tarrafal de Monte Trigo: Associação destaca gesto de pescador “que faz a diferença” na protecção da biodiversidade

Inicio | Sociedade
Tarrafal de Monte Trigo: Associação destaca gesto de pescador “que faz a diferença” na protecção da biodiversidade
19/02/25 - 12:18 pm

Porto Novo, 19 Fev (Inforpress) - A Associação Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Terrimar), Porto Novo, Santo Antão, destacou hoje o gesto de um pescador no Tarrafal de Monte Trigo que contribui para a protecção da biodiversidade, representando “um compromisso com o ambiente”.

Através de uma nota, a Terrimar exaltou a atitude do pescador Kleiton, mais conhecido como Udjim, que encontrou um filhote de rabo-de-junco [Phaethon aethereus] e, em vez de deixá-lo vulnerável, “fez a escolha consciente” ao entregá-lo aos cuidados desta organização não-governamental, que actua na protecção da biodiversidade em Santo Antão.

“Queremos expressar nossa profunda gratidão ao pescador Kleiton, do Tarrafal de Monte Trigo, pelo seu lindo gesto de cuidado com a natureza. Ao encontrar um filhote de rabo-de-junco, em vez de deixá-lo vulnerável, ele fez a escolha consciente de entregá-lo ao Terrimar, garantindo que a ave receba os devidos cuidados”, salientou a associação.

De acordo com a Terrimar, gestos como este “mostram o quanto a comunidade pode ser essencial na proteção da nossa biodiversidade”.

Em Novembro último, a Terrimar enalteceu também a atitude dos moradores em Pontinha de Janela, no município do Paul, por terem salvado duas tartarugas marinhas da morte.

As tartarugas estavam presas a uma grande quantidade de lixo marinho, situação que chamou atenção dos moradores, os quais agiram prontamente no sentido de libertar as duas espécies e devolvê-las ao mar em segurança.

Esta associação ambiental deseja que esses gestos inspirem todos a cuidar melhor da biodiversidade em Santo Antão e no país.

JM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar