Ribeira Brava, 13 Abr (Inforpress) – O ministro da Cultura anunciou hoje que o plano de salvaguarda da morna para os próximos cinco anos está na fase final de elaboração, em colaboração com o Instituto de Património Cultural (IPC).
Augusto Veiga falava à imprensa, após participar pela primeira vez no “Sodad Festival de Morna”, que decorreu na noite de sábado, 12, na Vila da Praia Branca, município do Tarrafal, São Nicolau.
Questionado sobre que projetos o ministério tem em carteira para valorizar mais nada a morna, o titular da pasta da cultura, adiantou que em parceria com o IPC estão a finalizar o plano de salvaguarda da morna para os próximos cinco anos.
O ministro da Cultura avançou ainda que o programa oficial das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional será apresentado no dia 25 de Abril, altura em que, segundo o mesmo, o ministério também apresentará o programa de valorização da morna nos próximos cinco anos.
Conforme acrescentou ainda, a morna “vai estar muito presente” na comemoração dos 50 anos da Independência Nacional, reforçando o papel central deste género musical na história e na cultura do país.
O ministro revelou ainda a intenção de regressar em breve à ilha com a presidente do IPC para abordar diversas vertentes do património local, sublinhando que “há várias vertentes na ilha que precisam preservar, sendo a Morna uma delas, mas também outros tipos de património”.
WM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar