Documentos sobre escravidão inscritos no Registo Mundial de Memória da UNESCO

Inicio | Cultura
Documentos sobre escravidão inscritos no Registo Mundial de Memória da UNESCO
19/04/25 - 09:47 am

Cidade da Praia, 19 Abr (Inforpress) – O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas anunciou esta sexta-feira, 18, na sua página do “facebook”, que Cabo Verde acaba de ver inscritos os documentos sobre escravidão no fundo do Registo Mundial de Memória da Unesco.

De acordo com a mesma fonte, este fundo, cujos livros manuscritos abrangem de 1674 a 1954 e documentação solta de 1803 a 1927, representa uma das colecções "mais ricas" nos Arquivos Nacionais de Cabo Verde e a mais procurada pelos investigadores.

Esses documentos “valiosos” ajudam a preservar a memória da escravatura enquanto incentivam a pesquisa sobre as suas muitas dimensões históricas e humanas.

Explicou ainda, que todos os documentos depositados neste fundo são fisicamente organizados e digitalizados para garantir a sua preservação e acessibilidade.

Esta inscrição é uma das 74 novas entradas para o Registo Mundial de Memória Mundial 2025.

DG/HF

Inforpress/Fim

Partilhar