Cidada da Praia, 18 Abr (Inforpress) - O Boavista da Praia iniciou a defesa do título de campeão nacional com uma derrota, por 0-1, ante ao Paulense, de Santo Antão Norte, em partida realizada hoje no Estádio da Várzea.
O médio Jair marcou, aos 34 minutos, o único golo do jogo a contar para a primeira jornada do campeonato nacional de futebol, que este ano estreia um novo figurino.
O jogo foi dominado desde o primeiro minuto pelo Boavista da Praia, que na linha atacante não contou com o avançado nigeriano Sunday.
Apesar do domínio dos axadrezados, o Paulense, principalmente na primeira parte, esteve por duas vezes perto de fazer o 2-0, não fosse a tarde pouco inspirada do atacante Jon de Bibi.
O maior volume do jogo dos actuais campeões nacionais não foi convertido em golo e ganhou a eficácia e uma boa organização defensiva do Paulense.
No final da partida, o treinador do Boavista, Edvaldo Cardoso, reconheceu que faltou tranquilidade e eficácia no último terço do terreno.
"Agora é esfriar a cabeça e preparar o próximo jogo. É a nossa primeira derrota vindo desde a época passado, mas o mais importante é como terminamos", advertiu.
Por seu lado, Vando Delgado, treinador do Paulense, classificou esta vitória de "enorme" por a sua equipa criar mais oportunidades, principalmente durante a primeira parte.
"Esta vitória não terá importância se na próxima semana não dermos uma boa resposta. Apenas ganhamos três [pontos], ainda não ganhamos nada", ressalvou o timoneiro santantonense.
Na próxima jornada, a segunda, Boavista da Praia viaja à Santa Cruz para jogar com o Scorpions, enquanto que o Paulense vai receber, no Estádio João Serra, a formação do Sanjoanenses, representante de Santo Antão Sul.
A prova conta com a participação de dez equipas, as oito campeãs regionais mais o Boavista da Praia (campeão em título) e a Académica da Praia, na qualidade de segundo lugar de Santiago Sul.
Esta presente temporada, 2024/2025, vai ser disputada num novo modelo, já que cai a fase de grupos, para passar a ser discutida no novo formato da UEFA Champions League.
As regiões desportivas do Maio e da Brava não realizaram as provas oficiais, pelo que esta temporada não participam no campeonato nacional.
Sendo assim, as campeãs regionais mais o Boavista da Praia (campeã em título), ficam num só grupo, devendo cada equipa disputar seis jogos, com seis adversários diferentes (três em casa e três fora).
Resultados parciais e jogos da 1.ª Jornada – 18 e 19 de Abril – 16:00
Sexta-feira, 18: Ultramarina 1 - Botafogo 0 e Boavista da Praia 0 – Paulense 1
Sábado, 19: Palmeira - Sal Rei, Académica da Praia - Scorpion e Sanjoanenses - Mindelense.
OM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar