Professora de língua crioula considera que este é o momento ideal para oficialização do crioulo

Inicio | Sociedade
Professora de língua crioula considera que este é o momento ideal para oficialização do crioulo
21/02/25 - 01:10 pm

Cidade da Praia, 21 Fev (Inforpress) – A professora de Língua e Cultura Cabo-verdianas no liceu Cónego Jacinto, Marli Silva, defendeu hoje, na Praia, que este é o momento ideal para a oficialização da língua cabo-verdiana, destacando o papel das escolas na sua promoção.

“Chegou o momento de oficializar a língua cabo-verdiana, até porque, no ensino, muitas vezes recorremos à nossa língua materna para facilitar a compreensão da língua portuguesa. Trabalhar ambas as línguas em paralelo é essencial para atingirmos melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem", afiançou.

Marli Silva, membro do Grupo Disciplinar de Língua e Cultura Cabo-verdianas, a nível do concelho da Praia, fez estas declarações à imprensa à margem das actividades realizadas na Escola Secundária Cónego Jacinto, no âmbito da celebração do dia internacional da língua materna, assinalada anualmente a 21 de Fevereiro.

Aquela responsável destacou que a iniciativa visa, sobretudo, fomentar a diversidade linguística e cultural do país.

Segundo Marli Silva, as escolas desempenham um papel essencial na promoção da língua e cultura cabo-verdianas, uma vez que é nelas que se ensina a língua de forma estruturada.

"Aprendemos a nossa língua materna em casa, mas sem regras pré-estabelecidas. Nas escolas, os alunos que optam por esta disciplina têm a oportunidade de aprender a norma e compreender melhor o seu funcionamento", explicou.

A entrevistada considerou que a nova geração tem cada vez mais consciência da importância da língua cabo-verdiana, sublinhando que os alunos que escolhem esta disciplina estão “extremamente engajados” e têm demonstrado grande interesse.

“Se analisarmos os resultados, pelo menos nesta escola, há um desempenho notável, com 100% de aproveitamento positivo na disciplina de língua cabo-verdiana. Isso representa um grande avanço, não apenas para a escola, mas para todas as instituições de ensino que oferecem essa opção", sublinhou.

Para a docente, a língua é um elemento fundamental da identidade de um povo, devendo, por isso, ser valorizada e promovida.

TC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar