Porto Novo, 23 Jul (Inforpress) - O município do Porto Novo espera beneficiar do projecto Turismo Resiliente e Economia Azul em Cabo Verde financiado pelo Banco Mundial para os próximos cinco anos, visando, entre outros propósitos, uma melhor gestão e sustentabilidade dos recursos marinhos.
Uma equipa de consultores do Banco Mundial esteve na segunda-feira, 22, de visita a Porto Novo onde partilhou informações com a autarquia e com os pescadores sobre o projecto e recolheu contribuições que possam contribuir para uma melhor gestão e sustentabilidade dos nossos recursos marinhos.
A pesca é um dos sectores económicos que mais empregos cria para as famílias no concelho do Porto Novo, estimando que cerca de 500 famílias vivem, actualmente, da pesca nesta parcela do território nacional.
Conforme a autarquia, a pesca é “um dos sectores mais dinâmicos e determinantes no processo de desenvolvimento” do município do Porto Novo, assegurando “empregos directos e indirectos e rendimentos a cerca 500 famílias”.
Através de uma nota, a autarquia destacou o facto de o município do Porto Novo ter sido escolhido para beneficiar do projecto, realçando ainda o facto de este concelho dispor de um dos melhores bancos de pesca de Cabo Verde, o banco do Noroeste, situado no Tarrafal de Monte Trigo.
O projeto Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul em Cabo Verde visa aumentar a diversidade e a resiliência na oferta turística e a participação das pequenas e médias empresas (PME) nas cadeias de valor relacionadas com o turismo em destinos específicos.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar