Porto Inglês, 15 Jul (Inforpress) – A reabilitação do Farol de São José, inaugurada hoje na ilha do Maio, alia a promoção da segurança marítima à preservação do património histórico, com a criação de um centro de interpretação e de um núcleo museológico.
A intervenção consolidou a integridade física do farol, respeitando a sua traça original e os princípios de conservação do património edificado, com o objectivo de preservar um dos marcos históricos mais emblemáticos da ilha.
Segundo o ministro do Mar, Jorge Santos, o projecto insere o farol no contexto histórico e técnico da sinalização marítima em Cabo Verde, contribuindo não apenas para a segurança da navegação, mas também para a valorização cultural e o desenvolvimento do turismo sustentável no Maio.
“Este farol é mais do que um instrumento de navegação, é um marco da história marítima e um activo estratégico para impulsionar o turismo sustentável na ilha do Maio”, afirmou Jorge Santos.
Já o ministro da Cultura, Augusto Veiga, salientou que a intervenção representa um ganho importante para a preservação da memória colectiva e identidade local, gerando também impacto económico com a criação de três novos postos de trabalho directamente associados à gestão do espaço.
Por sua vez, a embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Ana Pietro, expressou orgulho pelo contributo da Cooperação Espanhola ao projecto, reafirmando o compromisso do seu país com o fortalecimento da cultura e do turismo em Cabo Verde, através de projectos que ligam a história à valorização do território.
A inauguração do Farol de São José dá continuidade ao programa de reabilitação dos faróis históricos do país, que já incluiu o Farol Dona Maria Pia, na cidade da Praia, e o Farol Fontes Pereira de Melo, em Santo Antão.
As intervenções inserem-se no Projecto de Valorização dos Faróis Históricos de Cabo Verde, financiado pela Cooperação Espanhola, através da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), numa parceria entre o Instituto do Património Cultural (IPC) e o Instituto Marítimo e Portuário (IMP).
RL/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar