Cidade da Praia, 26 Fev (Inforpress) - O novo agrupamento musical cabo-verdiano “Trapezius”, liderado por Zequinha Magra e que vem explorando o estilo jazz, realiza-se na próxima sexta-feira, 28, um concerto de jazz, no Palácio da Cultura “Ildo Lobo”, no Plateau.
O trio liderado pelo “exímio” guitarrista José Gonçalves, conhecido no meio musical por Zequinha Magra, é constituído ainda pelo contrabaixista António Baptista e pelo jovem baterista Ismael.
Formado há um ano, a banda, segundo avançou o seu promotor, Zequinha, à Inforpress, trabalha para o aprimoramento do ritmo jazz, pelo que pretende apresentar ao público neste espectáculo variedades como a morna jazz e jazz bepop, autorais e interpretação.
“O grupo Trapezius tem estado a dedicar-se à inovação em termos de música folclórica e tradicional, como colá sanjon e batuco, no estilo jazz, no âmbito de um trabalho experimental”, explicou Zequinha.
Sublinhou que ganhou a paixão pelo jazz nos anos 80, ainda que tivesse actuado e gravado em vários grupos tradicionais formados na cidade da Praia de que são exemplos os Finaçon e Bulimundo.
Recordou que 1985 integrou o agrupamento de Oasis, juntamente com Gulba e Duka que actuava no restaurante Poeta, na mesma década que integrou o grupo “Creole Jazz” , que preferencialmente animava naquele que foi um ex-libris da cidade da Praia, a “Boite Piolon”, no Hotel Praia Mar.
Outrossim, recordou que já em 1986 tinha integrado o show de jazz do trompetista norte-americano Phil Barbosa, numa das suas passagens pela capital cabo-verdiana.
O espectáculo promete, referiu Zequinha, que conta com alguns álbuns instrumentais a solo no mercado cabo-verdiano como “Impresson”, “Fora Maré”.
Músico e compositor, Zequinha conta com uma série de composições da sua autoria como Berçu Cultura, Dança do Ventre, Di Passagi (tributo a Catchas), Dotrina, Kola, li Kola la, Manxe na Bubista, Nada, Ponto Comum, Ponto Fuga, Saboio, Téra, Voo do Sal e Voz di Inocente.
SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar