Presidente do ISSO recomenda criação de um sistema nacional de estatística dos acidentes de trabalho

Inicio | Sociedade
Presidente do ISSO recomenda criação de um sistema nacional de estatística dos acidentes de trabalho
18/07/24 - 06:53 pm

Cidade da Praia, 18 Jul (Inforpress) – O presidente do Instituto de Segurança e Saúde Ocupacional (ISSO), João de Carvalho, defendeu hoje a criação de um sistema nacional de estatística dos acidentes de trabalho, alegando a falta de estudos ligados ao sector do trabalho.

João de Carvalho, que falava aos jornalistas à margem de uma conversa aberta sobre “Medidas legais que garantam a Segurança e Saúde nos locais de trabalho”, considerou que neste momento não há dados concretos relacionados aos acidentes e doenças no trabalho.

Para o antigo inspector-geral do Trabalho, é momento para acelerar os passos, no sentido de fornecer informações que vão servir para apresentar dados suficientes para a resolução de questões relacionadas com a segurança no trabalho.

Daí que a conversa aberta, segundo apontou, serviu para formar e informar as empresas, através dos directores de recursos humanos, técnicos, coordenadores e representantes dos sindicatos, sobre as medidas que devem ser levadas em conta para que se possa alcançar o trabalho “digno”.

“Em Cabo Verde podemos perceber que as grandes empresas têm tido uma preocupação na promoção do trabalho seguro, saudável e digno. Enquanto as médias e pequenas empresas muitas das vezes não têm condições financeiras para cumprir com os objectivos”, disse o presidente do ISSO.

Deu exemplo do sector comercial, que segundo o mesmo, muitas das vezes o trabalhador não disponibiliza água potável e nem sanitário em condições aos seus colaboradores.

No entanto, disse que em todas as empresas constata-se ainda essas falhas, mas reconheceu que as grandes empresas têm melhores condições e estão mais preocupadas em proporcionar aos trabalhadores um ambiente mais seguro e saudável.

Reforçou, de igual modo, que as empresas têm a “obrigação” de fornecer equipamentos de protecção individual de forma gratuita, água potável, sanitários, outras necessidades.

“Queremos fornecer informações que ajudem as empresas a criarem um ambiente de trabalho saudável e seguro. Acreditamos que quem cria uma empresa não quer ter uma empresa improdutiva”, disse João de Carvalho.

Neste sentido, recomenda maior atenção aos riscos que podem provocar acidentes no trabalho, entre outras situações que podem gerar stress.

O ISSO é uma organização não governamental, criada desde 2018, com o objectivo de trabalhar na promoção de um ambiente de trabalho seguro, saudável e digno.

OS//JMV

Inforpress/Fim 

Partilhar