Cidade da Praia, 13 Set (Inforpress) – O projecto "Ajudar Quem Mais Precisa" apoiou hoje 50 alunos da Escola Básica Eugénio Lima, na Praia, com kits escolares, visando melhorar as condições e oportunidades para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade.
O mentor do projecto, Roberto Fernandes, que falava à Inforpress, explicou que esta iniciativa, que se estende desde 2017, tem como principal objectivo garantir que crianças em situação de vulnerabilidade possam iniciar o ano lectivo com os materiais escolares essenciais.
A entrega dos kits inclui artigos como cadernos, mochilas, canetas e lápis, com a intenção de proporcionar um começo de ano lectivo sem as preocupações financeiras que muitas famílias enfrentam.
De acordo com Roberto Fernandes, a escolha da Escola Básica Eugénio Lima para receber a ajuda este ano faz parte da estratégia de abranger diferentes comunidades a cada novo ciclo.
"Temos vindo a trabalhar com diversas escolas ao longo dos anos e hoje conseguimos beneficiar 50 alunos, desde o 1.º ao 6.º ano de escolaridade."
O mentor do projecto destacou ainda que, embora os livros escolares não façam parte dos kits, devido às constantes actualizações dos manuais, o projecto tem vindo a expandir-se ao longo do tempo.
Além dos materiais escolares, o projecto tem procurado fornecer outros recursos importantes para as escolas, como computadores e quadros, com o objectivo de apoiar a educação de forma mais abrangente.
Roberto Fernandes também manifestou a intenção de tornar o projecto mais contínuo, criando uma associação formal que possa operar ao longo de todo o ano lectivo.
Segundo aquele responsável, o projecto "Ajudar Quem Mais Precisa" tem vindo a crescer ao longo dos anos, já tendo apoiado várias comunidades, incluindo Tarrafal, Praia Baixo, Portal e Santa Cruz.
Este ano, o projecto marca a sua primeira actuação na cidade da Praia, com planos de expandir ainda mais no próximo ano, incluindo a comunidade dos Picos.
Por seu turno, a responsável da escola, Vânia Veiga, disse que com a entrega desses materiais escolares, o impacto esperado será positivo na comunidade escolar.
“Sabemos que muitas famílias enfrentam grandes dificuldades financeiras, e esta ajuda vem aliviar uma carga significativa para os alunos e os seus pais”, acrescentou Vânia Veiga.
JBR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar