Presidente da WADA considera Cabo Verde um exemplo no combate ao doping

Inicio | Desporto
Presidente da WADA considera Cabo Verde um exemplo no combate ao doping
30/09/25 - 06:17 pm

Cidade da Praia, 30 Set (Inforpress) - O presidente da Agência Mundial Antidopagem (WADA) considerou Cabo Verde um “exemplo positivo” no continente africano pela forma como tem desenvolvido políticas eficazes de combate ao doping, sublinhando a compreensão e o compromisso das autoridades nacionais.

Witold Bańka, que falava aos jornalistas no final do encontro que manteve esta tarde com o presidente da Assembleia Nacional, sublinhou que o país tem registado “progressos significativos”.

“Cabo Verde é um bom exemplo onde há uma grande compreensão sobre a importância do antidoping, bom progresso e uma boa direcção, então, o nosso pedido é manter essa linha, fazer tudo o que se pode, do ponto de vista das autoridades públicas, para garantir que essa direcção seja mantida”, precisou.

Referiu que o aumento do orçamento destinado ao sector, o reforço das actividades de testagem e o crescimento do número de amostras recolhidas são factores que têm contribuído para um “bom progresso”.

Adiantou que durante o encontro, foi ainda abordada a futura implementação de novas regulações do Código Mundial Antidopagem, previstas para o final do ano.

Witold Bańka explicou que a missão da WADA é assegurar que as legislações nacionais estejam alinhadas com as normas globais, de modo a garantir que os atletas compitam em condições justas.

O dirigente assegurou não ter preocupações quanto ao cumprimento de Cabo Verde, afirmando que o país tem mostrado celeridade na adaptação das suas políticas antidopagem.

Reiterou que, com o apoio da Agência Nacional Antidopagem, o Parlamento estará em condições de implementar as novas regras e regulamentos no próximo ano.

“Não estou preocupado, porque Cabo Verde é muito rápido quando se trata de política antidoping e o sistema funciona muito bem aqui, então, com o apoio da Agência Nacional Antidoping, o parlamento vai estar pronto para implementar as novas regras e regulações”, concluiu.

Witold Bańka, chefia uma delegação da Agência Mundial Antidopagem (WADA) que visita o país entre 28 e 30 de Setembro com o objectivo de discutir o reforço do sistema antidopagem a nível nacional mas também no continente africano.

A delegação inclui ainda o director do gabinete do presidente, Rafal Piechota, e o director do Escritório Regional da WADA para África, Rodney Swigelaar.

AV/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar