Presidente da República pede “maior presença e atenção” do Governo na ilha do Maio

Inicio | Política
Presidente da República pede “maior presença e atenção” do Governo na ilha do Maio
09/12/25 - 04:26 pm

Porto Inglês, 09 Dez (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, apelou hoje a uma “maior presença e atenção” do Governo central na ilha do Maio, de modo a permitir a resolução de problemas estruturais e impulsionar o desenvolvimento efectivo da ilha.

O Chefe de Estado falava à imprensa à saída de um encontro com a equipa camarária do Maio, no primeiro de cinco dias da iniciativa “Presidência na Ilha”, onde reforçou a importância da cooperação e complementaridade entre o Governo e o poder local.

“A ilha precisa de uma maior presença e de uma atenção reforçada por parte do Governo central [...] O Maio precisa arrancar rumo ao desenvolvimento e, para isso, é necessária uma cooperação mais estreita entre o Governo e a autarquia, num quadro de complementaridade e subsidiariedade”, afirmou, sublinhando que as câmaras municipais “não têm cor partidária”.

José Maria Neves destacou ainda a necessidade de resolução de questões estruturantes, como a requalificação urbana, a habitação social, a saúde, o saneamento e os transportes, defendendo que o investimento nessas áreas permitirá um crescimento mais inclusivo, capaz de reduzir desigualdades e assimetrias regionais.

“Há uma nova câmara com um olhar positivo e uma ambição clara de trabalhar para a afirmação da ilha, e é fundamental que o Estado coopere produtivamente com a Câmara Municipal do Maio para o seu forte desenvolvimento”, acrescentou.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal do Maio, Rely Brito, valorizou a presença do Chefe de Estado na ilha e afirmou que a autarquia recebeu a visita com expectativa, confiando no poder de influência do Presidente da República para dar visibilidade aos problemas locais.

“É sempre com grande expectativa que recebemos o mais alto magistrado da Nação, e é com a mesma abertura que esperamos receber o Governo na ilha do Maio. O Maio é Cabo Verde e todas as instituições serão sempre bem-vindas para trabalhar pelo desenvolvimento da ilha”, declarou.

Rely Brito reiterou que o Maio precisa de maior atenção do Governo central, apontando como exemplo o Orçamento do Estado para 2026, que, segundo afirmou, não contempla “nenhuma grande infra-estrutura” para o município.

“Acredito que o Maio, sendo uma ilha-município, deve ter uma atenção especial, uma discriminação positiva”, finalizou.

Esta edição da iniciativa “Presidência na Ilha” centra-se nos eixos Direitos Fundamentais, Estabilidade Institucional e Crescimento Inclusivo, privilegiando contactos com a população e instituições locais.

RL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar