Escritores consagrados e emergentes partilham mesmo palco no Festival Literário Morabeza 2025 que arrancou hoje

Inicio | Cultura
Escritores consagrados e emergentes partilham mesmo palco no Festival Literário Morabeza 2025 que arrancou hoje
09/12/25 - 09:09 pm

Cidade da Praia, 09 Dez (Inforpress) - Escritores consagrados e emergentes, peritos do livro das diversas especialidades literárias de diferentes países, partilham experiências e debatem a pertinência do livro e da literacia no Festival Literário Morabeza 2025, que arrancou hoje na cidade da Praia.

Promovida pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, a 5ª edição do Festival Literário Morabeza 2025 – Festa do Livro de Cabo Verde, com foco na nova geração de escritores, decorrerá até o dia 12, no âmbito dos 50 anos da Independência Nacional.

O evento começou com um painel intitulado “Salvaguarda da cultura” para mostrar, segundo a presidente do Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, Matilde Santos, que presidiu ao acto de abertura, que a literatura está em contacto e em constante conexão com as diferentes manifestações artísticas.

“Salvaguardar a cultura literária nas suas diferentes vertentes é a nossa preocupação. Os diferentes painéis vão pôr em contacto essa transversalidade que é a área literária”, sublinhou

A mesma fonte realçou, por outro lado, que o lema deste ano “As Letras ao Serviço da História” é oportuno, porque através da literatura a nossa história poderá ser divulgada, a gastronomia, a música (…) e da conexão entre as diferentes formas de arte, promover o livro, a leitura e a literatura “acima de tudo”.

“Num ano em que nós celebramos os 50 anos, é ter em atenção a nossa identidade e pôr esses escritores em contacto. Nós estamos a falar de quase duas dezenas de escritores e especialistas na área da literatura. Para nós é de suma relevância. Os diferentes painéis vão pôr em contacto essa transversalidade que é a área literária”, frisou.

A festa literária conta com vários palcos, nomeadamente na Biblioteca Nacional de Cabo Verde e diferentes estabelecimentos de ensino, tanto na cidade da Praia como no interior de Santiago, painéis temáticos, que irão colocar em debate escritores e especialistas nacionais e internacionais de distintos domínios literários, oficinas de ilustrações, workshops de escrita criativa, sessões de contos de histórias, conversas e uma preleção em torno do livro e da literacia.

Participam no evento que pretende dar continuidade à sua missão de promover o livro, a leitura e a literacia, através de uma programação que integra vários sectores da cultura, cerca de duas dezenas de escritores e especialistas da área da literatura e da ilustração a nível nacional e internacional, oriundos de Portugal e Angola, com “forte aposta” nos nacionais.

Dos artistas e escritores consagrados e emergentes que deverão participar nesta festa do livro, destacam-se Kalaf Epalanga, Dino de Santiago, Vanda Azuaga, Wilson Lopes, Duarte Azinheira, Eurídice Monteiro, Daniela Medina, Elizabeth Gonçalves, Sheila Delgado, entre outros.

SC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar