São Vicente: Lançamento de obras de banda desenhada tem objectivo de dinamizar produção nos PALOP – Coordenador

Inicio | Cultura
São Vicente: Lançamento de obras de banda desenhada tem objectivo de dinamizar produção nos PALOP – Coordenador
09/12/25 - 07:09 pm

Mindelo, 09 Dez (Inforpress) – O coordenador do projecto Banda Desenhada (BD PALOP) disse hoje à Inforpress que o lançamento das obras vencedoras do concurso BD PALOP, em São Vicente, pretende dinamizar a produção e a distribuição das mesmas.

Segundo Odair Varela, será lançada a 3.ª edição das obras do concurso BD PALOP, que possibilitou a produção de 27 livros de banda desenhada, dos quais mais de quatro mil exemplares já foram vendidos em todo o mundo.

O objectivo, explicou, é cumprir o sonho de dinamizar a produção e a distribuição de bandas desenhadas feitas nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

“Estamos a tentar reunir todos os autores para dar-lhes a conhecer ao público, as suas obras, incluindo as produzidas por autores de Angola e Moçambique, porque apresentaram as obras de Cabo Verde também nesses países”, explicou.

Conforme a mesma fonte, o projecto BD PALOP surgiu em 2021 com o objectivo de criar uma cadeia de valor entre artistas e editores dos PALOP. Lançaram um concurso para o qual várias pessoas concorreram; os melhores foram seleccionados e beneficiaram de formações e mentorias com profissionais renomados, além de uma bolsa literária para produção.

 

“Fizemos uma distribuição de cerca de 135 mil euros só em bolsas literárias e demos-lhes mais de 300 horas de formação, e agora temos ilustradores e argumentistas melhor capacitados para trabalharem para eles mesmos, mas também para oferecerem o seu talento a outros autores que estão no mercado, mesmo a nível internacional”, afirmou.

Segundo o coordenador, da parte de Cabo Verde seis autores participaram na 1.ª edição, seis na 2.ª e outros seis autores na 3.ª edição.

Para esta 3.ª edição, serão lançadas as obras “A Família Glé”, da argumentista Cheila Delgado e da ilustradora Meryl Tavares, “Pidrim”, da argumentista Christy Roberto e do ilustrador Gilardi Fortes, e “Dracacena Draco”, do argumentista Erickson Fortes e da ilustradora Gilda Barros.

CD/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar