Presidente da ARFSS refuta acusações da EFAT e afirma ser um defensor de inclusão

Inicio | Desporto
Presidente da ARFSS refuta acusações da EFAT e afirma ser um defensor de inclusão
06/01/26 - 11:11 am

Cidade da Praia, 06 Jan (Inforpress) - O presidente da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul (ARFSS), Mário Avelino, refutou as acusações da EFAT que o responsabiliza pela exclusão da sua equipa de sub-17 no campeonato da presente temporada.

Também acusado de “abuso do poder e falta de transparência” pelo presidente da Escola de Futebol de Achada Grande Trás (EFAT), Edmilson Garcia, o presidente da ARFSS, Mário Avelino, conhecido no meio como Donnay, disse que a organização desportiva que dirige pratica a inclusão social, pelo que nunca exclui nenhuma escola de iniciação desportiva e clubes das suas provas.

Na sua reacção, Donnay  responsabiliza a direcção 
da EFAT como “a única responsável” pelo facto de a equipa ter ficado de fora do campeonato da presente temporada, motivada pela falta de comparência  nas reuniões.

“Nós fizemos a comunicação através dos nossos habituais canais, por email e a nossa página nas redes sociais, pelo que pensávamos que todas as equipas tomariam conhecimento como tem sido prática. Embora possa acontecer algum erro no endereço eletrônico, pensamos que a EFAT teria informação como assim outras equipas que comparecerem `a reunião”, justificou Donnay.

O mesmo realçou que a ARFSS ainda tentou colmatar esta problemática com o aumento do número de equipas nas provas, mas que os próprios clubes inscritos não deram aval favorável, alegando tempo curto para a realização das provas, com o aumento do número de equipas concorrentes.

Uma outra alternativa avançada pela ARFS, disse, foi a realização de um play-off entre a EFAT e o Maracanã, mas a proposta foi rejeitada pela direcção da EFAT.

Donnay reconheceu, entretanto, o trabalho realizado pela EFAT, razão pela qual disse ter lamentado a ausência desta escola de formação na prova da presente época, sustentando que esta situação poderá ser colmatada com a inclusão dos seus jogadores em outras equipas, para evitar que estes atletas fiquem fora da competição.

O campeonato regional de futebol sub-17 arrancou, contudo, no passado fim de semana, conta com a participação de oito equipas, numa prova disputada no sistema todas contra todas a uma volta, ao qual se segue os jogos das meias-finais, a duas mãos, para apuramento dos dois finalistas.

SR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar