Praia: Mulheres partilham experiências e reflectem sobre suas ancestralidades numa roda de conversas

Inicio | Sociedade
Praia: Mulheres partilham experiências e reflectem sobre suas ancestralidades numa roda de conversas
27/07/25 - 09:34 am

Cidade da Praia, 27 de Jul (Inforpress) – Dezenas de mulheres da cidade da Praia, participaram este sábado, 26, num “workshop” “mi é um mudjer”, para partilharem experiências e reflectirem sobre as suas ancestralidades numa roda de conversas promovida pelo Kuletivu Nhanha.

Em declarações à Inforpress, um dos membros deste grupo, Natasha Craveiro, explicou que este “workshop” “mi é um mudjer” (sou uma mulher, em português) teve como objectivo inspirar e convidar essas mulheres a expressarem as suas histórias, de modo a honrarem as suas identidades enquanto mulher e celebrarem a sua voz e verdade.

Durante o “workshop”, segundo a mesma fonte, as mulheres puderam reclamar a sua história, ocupar o seu devido lugar no mundo e expressar as suas verdades mais profundas.

“Reunimos para depois contar uma pequena história da nossa vida e escrever tudo aquilo que somos tendo em conta as nossas a ancestralidade enquanto mulheres africanas”, disse.

Craveiro considerou que esse evento, que retrata a ancestralidade de cada pessoa, é importante para os cabo-verdianos porque ainda não sabem das suas origens, por ser um povo de “muitas misturas”, ou seja, mestiço.

Considerou que este evento vai trazer este desafio à tona para reflectir um pouco sobre a origem de cada um.

O “workshop” entrelaça a escrita íntima, a força da expressão oral, a sabedoria ancestral e o amor radical numa jornada de profunda cura e libertação.

Nessas três edições Natasha Craveiro, fez um balanço positivo, afirmando que através da interacção desses participantes nota-se que estão a gostar muito de estar neste ambiente.

O “workshop” foi ministrado pela facilitadora da Serra Leoa, pelo seu trabalho enraizado em tradições ancestrais africanas.

Avançou que a quarta edição deste evento acontecerá daqui a duas semanas e que o anúncio das inscrições será partilhado as informações a partir da página deste projecto.

Kuletivu Nhanha é o nome de um grupo criado por mulheres cabo-verdianas para apoiar, a partir de agora, iniciativas femininas no desenvolvimento do cinema e audiovisual nacional.

DG/HF

Inforpress/Fim

Partilhar