PR pede abordagem integrada e colaborativa para garantir a segurança da água nos países insulares

Inicio | Ambiente
PR pede abordagem integrada e colaborativa para garantir a segurança da água nos países insulares
28/11/24 - 05:28 pm

Cidade da Praia, 28 Nov (Inforpress) –  O Presidente da República disse hoje que no momento em que as alterações climáticas e a degradação ambiental ameaçam os recursos hídricos, é "fundamental" a adopção de uma abordagem integrada e colaborativa para garantir a segurança da água.

José Maria Neves fez este pedido durante o III Diálogo de Alto Nível sobre os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS), realizado em Paris, França, sob o lema "A Segurança da água para a prosperidade resiliente nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento".

Segundo o chefe de Estado, deve-se cultivar a união e a promoção de esforços para promover a tecnologia sustentável e implementar políticas de gestão hídrica eficazes e investir em infra-estruturas resilientes.

Num momento em que as alterações climáticas, a poluição e a degradação ambiental ameaçam de forma “assustadora” os recursos hídricos e a sobrevivência das populações, observou, urge encontrar soluções adequadas “para enfrentar e inverter a maré”.

No caso de Cabo Verde, afirmou que a elevada vulnerabilidade a riscos de desastres, devido à sua localização no Atlântico Norte e numa zona de elevado risco vulcânico e sísmico, levanta preocupações acrescidas quanto à adopção de políticas de protecção e segurança das infra-estruturas de água e saneamento.

É fundamental, defendeu, dar “passos firmes” e assegurar mecanismos de mobilização de recursos como forma de cobrir os custos de recuperação dos danos das infra-estruturas, implementando também políticas de prevenção contra a poluição dos recursos hídricos para garantir a qualidade e a sustentabilidade ambiental nos SIDS.

Destacou a gestão integrada de recursos hídricos, a regulamentação e fiscalização, a educação e consciencialização, o incentivo à tecnologia sustentável e a restauração dos ecossistemas como formas de garantir a qualidade da água e a sustentabilidade ambiental.

No entender do Presidente da República, torna-se “imperativo” uma abordagem integrada e colaborativa para garantir a segurança da água, ressaltando que a segurança hídrica não é apenas uma questão ambiental, mas de "justiça social de desenvolvimento económico e de segurança nacional".

“É essencial que compartilhemos experiências, conhecimentos e recursos para que possamos enfrentar juntos, os desafios que nos afligem. Além disso, é fundamental que os países desenvolvidos reconheçam a sua responsabilidade em apoiar os SIDS nesta matéria”, reconheceu, alertando que sem água não há agricultura, turismo ou segurança alimentar.

José Maria Neves salientou que a ajuda, seja ela técnica ou financeira, é vital para encontrar soluções inovadoras que protejam os recursos hídricos dos países e promovam a adaptação às alterações climáticas.

LT/HF

Inforpress/Fim

Partilhar