Porto Novo, 06 Ago (Inforpress) – Os agricultores da Ribeira das Patas, no Porto Novo, Santo Antão, pediram hoje o arranque dos investimentos considerados prioritários para esse vale agrícola, os quais têm sido anunciados pelo Ministério da Agricultura e Ambiente.
Os agricultores avançaram à Inforpress que se trata da construção de infra-estruturas relacionadas com a mobilização de água e conservação de solos, que já deveriam estar a ser implementados no quadro do projecto de ordenamento dessa bacia hidrográfica.
A preocupação dos agricultores é partilhada pelo representante da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas, Arlindo Delgado, para quem se aguarda com expectativa a realização das obras anunciadas, quais sejam, reservatórios, canais de distribuição de água, conservação de solos e execução de furos.
São investimentos que vão dinamizar a actividade agrícola na Ribeira das Patas, cujos agricultores têm estado a clamar por “investimentos na mobilização de água”, avançou este responsável.
Os agricultores entendem que, por causa da seca, esta bacia hidrográfica tem estado a enfrentar problemas em termos de disponibilidade de água para a rega.
Para o Ministério da Agricultura e Ambiente, o vale da Ribeira das Patas, enfrenta desafios relacionados com a escassez de água, que representa “a face visível das alterações climáticas”.
O delegado deste ministério, Joel Barros, disse recentemente que se está perante a maior bacia hidrográfica da ilha de Santo Antão a enfrentar dificuldades em termos de pluviometria e cuja água disponível para a agricultura provém das nascentes.
Por esta razão, o Governo entende investir nessa bacia, priorizando a mobilização de água e a construção de novas infra-estruturas hidroagrícolas para a dinamização da actividade agrícola nesse vale, avançou este responsável.
O Ministério da Agricultura e Ambiente prometeu a execução de cinco furos na Ribeira das Patas.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar