Assomada, 06 Ago (Inforpress) – A vereadora responsável pela área do Comércio avançou hoje que a feira de verão está a movimentar a rua pedonal de Assomada, apresentando uma “nova dinâmica” com momentos de convivência, cultura e inclusão.
Em declarações à imprensa, Maria José da Veiga explicou que a feira está a decorrer desde o passado dia 01 e prolonga-se até ao dia 09 de Agosto, com o objectivo de revitalizar o comércio local e fortalecer laços culturais, especialmente durante o período de maior presença de emigrantes no concelho.
Segundo a vereadora este evento busca oferecer um ambiente para que os feirantes possam expor os seus produtos e permitir aos emigrantes reviver tradições culturais.
“Esta feira foi organizada principalmente para os nossos emigrantes e visitantes, dando também oportunidade aos munícipes residentes de conviverem, comercializarem e mostrarem as tradições, artesanato, culinária e presentes típicos de Cabo Verde ao mundo”, destacou.
A autarca avançou que trinta feirantes participam do evento, oferecendo uma diversidade de produtos que incluem gastronomia, cerâmica, plantas ornamentais e medicinais, artesanato, rendas e bordados.
Para fortalecer e dinamizar ainda mais o sector económico, a autarquia planeia instalar pequenos quiosques sustentáveis na rua pedonal, para incentivar pequenos investidores a consolidarem a sua presença na área comercial.
Esta edição, segundo a autarca, conta, ainda, com a participação de três restaurantes que oferecem espaços de degustação, para promover uma cidade “mais vibrante e acolhedora” aos visitantes.
Além do aspecto comercial, o evento também serve como espaço de sensibilização social.
A Associação ACREDITAR, representada pela presidente, Elizia Varela, participa com o objectivo de conscientizar a sociedade sobre a inclusão de pessoas com deficiência, com frases e mensagens de sensibilização, mas também para angariar fundos por meio de rifas e sorteios para apoiar os jovens com deficiências.
A feirante Sandra Veiga expôs plantas ornamentais e medicinais, e destacou que a participação nas feiras valoriza o trabalho de todos e contribui para a divulgação de produtos locais.
Já Manuel de Carvalho, junto da sua sócia, apresentou mobílias feitas com fósforo e procura vender o seu estoque para iniciar novos projectos artesanais, reconhecendo a importância do contacto directo com os clientes para o sucesso das vendas.
Esta iniciativa reforça o compromisso de Santa Catarina em promover o desenvolvimento económico, cultural e social do município, criando um ambiente propício para negócios, inclusão social e o fortalecimento das tradições cabo-verdianas.
MC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar