PR destaca importância da Igreja Católica na educação e formação de cidadãos cabo-verdianos ao longo do tempo

Inicio | Sociedade
PR destaca importância da Igreja Católica na educação e formação de cidadãos cabo-verdianos ao longo do tempo
23/10/24 - 04:00 pm

Cidade da Praia, 23 Out (Inforpress) - O Presidente da República, José Maria Neves, disse hoje que a Igreja Católica tem tido um papel "importante" na educação e formação dos cidadãos cabo-verdianos ao longo do tempo, tanto em Cabo Verde como na diáspora.

“A Igreja Católica pode orgulhar-se do seu notável papel no acesso e na elevação do conhecimento nestas ilhas de parcos recursos, desde os primórdios do povoamento”, afirmou o Chefe de Estado, na abertura do II Simpósio Internacional sobre Teologia Política da Fé Humanismo Cristã Ciências Religiosas promovida pela Escola Universitária Católica (EU Católica), no Campus de Prainha, na cidade da Praia.

José Maria Neves afirmou ainda no seu discurso, que a Igreja Católica e a língua cabo-verdiana contribuíram “decisivamente” para moldar e formar a identidade cabo-verdiana e constitui ainda um traço de união entre os cabo-verdianos, no país e na diáspora.

“Actualmente, o vigor das festas religiosas, celebradas nas mais diversas comunidades emigradas, evidencia este facto. Constata-se que a religião está intimamente entrelaçada com todos os outros aspectos da identidade de uma pessoa, na cultura, etnia, raça, género, orientação sexual e política”, atestou.

Considerou, por outro lado, que a Igreja Católica tem desempenhado um papel “importante” no resgate de valores positivos e na busca de soluções concretas de vários problemas que afectam a comunidade cabo-verdiana, a nível da pobreza, desigualdades sociais, desemprego, violência urbana, entre outros males.

Sobre a EU Católica manifestou votos de sucessos e enalteceu a mesma pela realização deste simpósio que, a seu ver, contribui para disseminar o saber.

O alto magistrado da Nação advogou que a criação desta universidade contribui igualmente para o crescimento humano e intelectual, e que neste mundo cada vez mais complexo e conturbado, precisa-se de homens e mulheres “intelectualmente preparados” para responder, no plano das ideias, aos reptos dos tempos actuais. “Temos, hoje, um clero muito mais bem preparado para as lides da igreja e para os desafios do futuro”, afirmou.

“Que a EU Católica continue a ser um farol de esperança e de conhecimento, acolhendo as reiteradas e consensuais preocupações do Papa Francisco, com os vários flagelos que afligem as famílias, as guerras, as migrações, a saúde inadequada, a falta de comida e de água, o tráfico de pessoas, as mudanças climáticas e suas vítimas, sobretudo entre os mais frágeis” , finalizou.

Por sua vez, o director da EU Católica de Cabo Verde, José Eduardo Afonso, disse que este simpósio que reúne especialistas e pensadores de vários países, como Itália, Brasil, Portugal e Cabo Verde visa promover um espaço de reflexão, diálogo, pesquisa, debate e de aprendizagem entre a fé e a ciência que leva as pessoas a caminhar juntos para um mundo "mais justo".

Acrescentou ainda que tem como objectivo geral analisar e aprofundar os fundamentos religiosos marianos e da doutrina social da igreja e a sua repercussão humana, social e política, com reflexo sobre a teologia política da fé, na sua relação intrínseca com o serviço dirigido à colectividade e a produção do bem comum.

Pretende ainda com este simpósio, segundo a mesma fonte, partilhar temas que podem ser objectos de investigação em ciências religiosas em ambiente de seminário científico.

O evento, que decorre de 23 a 25 do corrente mês, conta com três painéis de discussão durante esses três dias, nomeadamente, a política e valores cristãos baseados na ideia do bem comum, perspectiva cristã da justa redistribuição de recursos de uma nação, evangelho do trabalho assente na busca da dignidade humana e ensinamentos de Jesus.

DG/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar