Cidade da Praia, 05 Out (Inforpress) – O presidente da Federação Cabo-verdiana de Halterofilismo (FECAH) traçou o balanço positivo do Nacional de Powerlifting, realçando a competitividade, e o aumento da representatividade feminina e o apuramento para Campeonato Africano.
A prova nacional, realizada no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, na cidade da Praia, contou com a participação de 29 atletas - 11 do sexo feminino e 18 do sexo masculino - representando as regiões desportivas de Santiago Sul, Santiago Norte, Fogo, Sal e São Vicente.
“O balanço é muito positivo. A modalidade tem estado a crescer, com mais atletas a participar, representando cinco regiões. O Fogo tem sido praticamente a região mais competitiva, com atletas de alto nível, que demonstraram grande capacidade durante a competição”, afirmou Albino Santos.
O dirigente anunciou ainda que os melhores levantadores já foram identificados e irão representar Cabo Verde no Campeonato Africano de Powerlifting, que se realiza em Túnis, Tunísia, de 23 a 29 de Novembro.
“Brevemente faremos o anúncio oficial dos atletas que vão representar o país”, acrescentou.
O aumento da presença feminina foi outro ponto destacado pelo presidente da federação.
“Tivemos 11 mulheres a participar, mulheres e meninas que estão cada vez mais a engajar na modalidade. Isso é um indicativo de que devemos apostar cada vez mais no Powerlifting”, destacou.
Apesar do balanço positivo, Albino Santos apontou os desafios para a expansão da modalidade, visto que apenas cinco das 11 regiões desportivas participaram no evento.
“O primeiro passo é engajar melhor as associações, que precisam organizar de forma mais afirmada os campeonatos regionais. Com mais associações activas, teremos mais atletas a competir nas provas regionais e nacionais”, explicou o líder federativo, traçando o caminho para o crescimento futuro do Powerlifting no país.
O Campeonato Nacional de Powerlifting 2025 destacou-se pelo espírito de superação dos atletas, pela crescente presença feminina e pelo domínio dos competidores da ilha do Fogo.
KA/SR//CP
Inforpress/Fim
Partilhar