Portugal: Sara Gonçalves e Cremilda Medina levam “Fado & Morna” a Quarteira

Inicio | Cultura
Portugal: Sara Gonçalves e Cremilda Medina levam “Fado & Morna” a Quarteira
27/08/24 - 12:07 pm

Lisboa, 27 Ago (Inforpress) – A artista cabo-verdiana Cremilda Medina e a portuguesa Sara Gonçalves vão estar no sábado, 31, no Jardim Filipe Jonas, com o “Fado & Morna”, no âmbito do Mercado de Verão de Quarteira (Algarve) com Música.

De acordo com a agência que representa a artista cabo-verdiana, Sara Gonçalves vai subir ao palco com Fado, e Cremilda Medina com Morna, actuação marcada para a partir das 21:30 (19:30 em Cabo Verde).

“Sara Gonçalves e Cremilda Medina vão unir as suas vozes em palco numa noite inesquecível num concerto único que celebra a riqueza musical de Portugal e Cabo Verde onde irão apresentar um repertório que nos levará por uma viagem pelos sentimentos mais profundos da alma lusófona”, referiu a mesma fonte.

O Fado e a Morna são dois géneros musicais reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Património Cultural Imaterial da Humanidade, e considerados por muitos que, apesar das suas diferenças, os dois géneros partilham uma conexão histórica e cultural.

“A portuguesa Sara Gonçalves com uma carreira consolidada no mundo do Fado, dona de uma voz expressiva e uma presença marcante em palco e Cremilda Medina considerada a voz da Morna da nova geração de cantores cabo-verdianos, com uma voz doce e um estilo e presença inconfundíveis, juntam-se a Ricardo J. Martins na guitarra portuguesa e a Bruno Davide na guitarra clássica para levarem a Quarteira as sonoridades que unem Portugal e Cabo Verde”, explicou a agência.

Na XIII edição dos Cabo Verde Music Awards (CVMA) 2024, a cantora mindelense, residente em Portugal Cremilda Medina, venceu o prémio de Morna do Ano.

O Mercado de Verão, organizado pela Câmara Municipal de Loulé, com apoio da Junta de Freguesia de Quarteira, atrai milhares de pessoas onde contempla as valências de ‘street food’ com a venda ambulante de artesanato e produtos agroalimentares, numa promoção dos produtos tradicionais da região do Algarve.

DR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar