Lisboa, 15 Out (Inforpress) – As celebrações dos 40 anos de “Capitão de Mar e Terra” e os 30 anos de “Entre duas bandeiras”, dois marcos literários de Henrique Teixeira de Sousa, acontecem no dia 09 de Novembro próximo, em Lisboa.
A ter lugar no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), o evento terá uma sessão moderada por João Estêvão, sendo que Joaquim Saial, um dos intervenientes principais, abordará os objectivos da celebração, destacando a importância do autor cabo-verdiano.
Por sua vez, Henrique de Sousa, filho do escritor homenageado, irá explorar as várias facetas de seu pai, que foi não só romancista, mas também médico, cientista e autarca.
“Eu faço parte de um grupo que se junta de vez em quando para um convívio, e esse grupo já tem mais de 15 pessoas, que se conheceram há 60 anos no então Liceu Gil Eanes, e alguém lá do grupo disse que seria de se fazer uma sessão comemorativa dos 30 e 40 anos desses dois livros”, explicou Henrique de Sousa, em declarações hoje à Inforpress.
O evento contará ainda com análises sobre as duas obras, com Joaquim Saial a oferecer uma perspectiva sobre “Entre duas bandeiras”, partindo da sua longa relação com Cabo Verde, especialmente São Vicente, enquanto Dina Dourado comentará “Capitão de Mar e Terra” com base na sua experiência e conhecimento da ilha.
O encontro culminará com um debate, proporcionando uma oportunidade de partilhar ideias e discutir a relevância contemporânea da obra de Teixeira de Sousa e será concluído com um jantar comemorativo.
“As expectativas é que tenha uma grande adesão das pessoas a partilhar os pensamentos do meu pai”, disse Henrique Sousa, filho do escritor natural da ilha do Fogo, Henrique Teixeira de Sousa, que faleceu aos 86 anos, em Algés, Portugal, em 2006.
DR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar