Portugal: Evel Rocha traz o livro “Para além das ondas: o legado de um visionário” a Lisboa

Inicio | Cultura
Portugal: Evel Rocha traz o livro “Para além das ondas: o legado de um visionário” a Lisboa
18/10/24 - 07:11 pm

Lisboa, 18 Out (Inforpress) – O escritor cabo-verdiano Evel Rocha apresentou hoje, em Lisboa, a obra “Para além das ondas: o legado de um visionário”, livro que narra o percurso de vida do empresário no sector hoteleiro em Cabo Verde Patone Lobo.

O lançamento do livro aconteceu no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), no âmbito da programação Outubro - Mês da Cultura e das Comunidades, inserida nas comemorações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, celebrado hoje, 18 de Outubro.

“É um livro inspirado na vida do Patone Lobo, que é um empresário bastante conhecido em Cabo Verde, e conta a história do personagem desde a sua infância até aos dias de hoje. Essa ficção biográfica é exactamente a tentativa de escrever a história de alguém baseado na vida real, mas sem perder aquele cunho ficcionário”, explicou Evel Rocha, em declarações à Inforpress.

Conforme o autor, a intenção do livro é motivar as pessoas e para os jovens que também querem aventurar-se enquanto operadores, seja no turismo, seja na vida comercial ou em qualquer aventura que tenha como objectivo um lucro.

“Entre os momentos da vida do Patone que eu destacaria é aquela parte em que o personagem se apresenta como um activista social, um homem que defende os interesses da sua localidade, que também é um filantropo”, indicou, sublinhando o facto de ele estar à frente de praticamente de todos os grandes casos que diz respeito à vida social da ilha do Sal.

“Para além das ondas: o legado de um visionário” enquanto obra literária, explora não apenas os desafios e vitórias do mundo dos negócios, mas também os dilemas pessoais e as lições de vida de um homem cuja visão moldou uma geração de empreendedores.

A obra “Para além das ondas: o legado de um visionário” teve a apresentação feita por Rita Canas Mendes e Silvestre Fonseca, no evento que contou com a presença do empresário Patone Lobo.

“Eu sou portuguesa, nunca estive em Cabo Verde, então encarei este livro como um postal ilustrado, como um convite de viajar até Cabo Verde, porque o livro é uma história, é uma carta de amor a Cabo Verde, embora centrada na figura de Patone, que através das vivências dele vamos conhecendo as últimas décadas da história de Cabo Verde e até recuemos um pouco mais”, considerou Rita Canas Mendes.

Para a apresentadora, há vários momentos muito interessantes ao longo do percurso do biografado, tendo destacado o momento em que ele decide, depois de 20 anos de muito sucesso no Hotel Marabeza, forjar o seu próprio caminho, e isso “contra tudo e contra todos, remando contra ventos e contra marés”.

O autor Evel Rocha é professor universitário e neste momento a desempenhar a função de assessor cultural no Ministério do Turismo. Ao logo do seu percurso participou em várias conferências internacionais como orador na área da história e literatura, e é membro da Academia Cabo-verdiana de Letras.

Entre as obras publicadas, estão “Versos d’Alma” (1997, poesia), “Estátuas de Sal” (2003, romance), “Marginais” (2010, romance), “Cinzas Douradas” (2015, poesia), “Cisne Branco” (2017, romance), “Campo da Fortuna” (2018, romance), “Belga” (2021, romance), “Aguarela Salense” (2023, crónicas, Org.), “Mata-me depois” (2024, romance, Prémio Arnaldo França) e “Poesia Salislena” (2024, poesia, Org.).

O lançamento do livro contou com a presença do embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Correia Monteiro.

DR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar