Lisboa, 11 Set (Inforpress) – A conferência-performance artística “Exercícios para Ficcionar Cabral”, agendada para esta tarde/noite no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, foi cancelada devido ao luto nacional pela morte do secretário de Estado da Economia Agrária, Miguel da Moura.
A conferência-performance foi criada pelo multiartista cabo-verdiano Djam Neguin e iria ser apresentada no âmbito das celebrações do centenário de nascimento de Amílcar Cabral.
De acordo com o CCCV, a performance, que estava marcada para às 19:00 (17:00 em Cabo Verde), seria uma continuidade dos processos criativos de Djam Neguin, que já deram origem à peça sonora “Regressus” e ao espectáculo “Ami.lcar”.
Agora, o artista construiu um novo objecto artístico, partindo de uma perspectiva ecológica inspirada no pensamento de Cabral, que envolve reciclagem, regeneração e sustentabilidade.
Essas temáticas seriam exploradas em uma fusão de palavra, gesto, audiovisual, sensorialidade, e elementos de virtualidade e inteligência artificial.
O Governo decretou hoje dois dias de luto nacional, 10 e 11, pelo falecimento do secretário de Estado da Economia Agrária, Miguel Ângelo da Moura, que desempenhava a função desde 2021.
No Boletim Oficial (BO) publicado hoje, o Governo referiu que durante o período do luto oficial, a Bandeira Nacional é colocada à meia-haste em todos os edifícios públicos no país, bem como nas representações diplomáticas e consulares de Cabo Verde, com cancelamento de espectáculos e manifestações públicas.
DR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar