Lisboa, 11 Out (Inforpress) – O fotógrafo cabo-verdiano residente em Portugal Ben do Rosário inaugura a 18 de Outubro, Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, a exposição “Cabo Verde toca e canta”.
Em declarações à Inforpress, Ben do Rosário contou que a exposição fotográfica, com 40 registos, vai estar patente no Centro Cultural do Mindelo (CCM), de 18 de Outubro a 15 de Novembro, e faz parte do projecto com o mesmo nome “Cabo Verde toca e canta”.
“Esse projecto já passou por várias cidades, como Lisboa, Marselha, Roterdão, Luxemburgo, Paris e Almada, mas sempre quis levá-lo a Cabo Verde, só que ainda não tinha tido oportunidade. Agora estou a levar a exposição ao Mindelo, mas também gostaria de expor em outras ilhas. Estou deveras feliz, porque há muito que queria levar a exposição a Cabo Verde. Que seja a primeira de muitas”, explicou.
Segundo Bem do Rosário, o projecto “Cabo Verde toca e canta” tem na sua génese fotografias de músicos cabo-verdianos, a maioria das quais em palco, em vários países, nomeadamente em Portugal, mas também em Cabo Verde, como as das últimas edições do Festival da Baía das Gatas (São Vicente), Atlantic Music Expo (AME) e Kriol Jazz Festival (ambas na cidade da Praia).
“Quando faço exposições no âmbito deste projecto, não apresento as mesmas fotos em todas elas; dependendo do lugar onde vou apresentar, há, por assim dizer, um “núcleo” das fotos que aparecem sempre”, explicou, esclarecendo que o critério para a escolha das fotografias é ter uma grande abrangência, quer em termos de diversidade dos músicos, as expressões das ilhas e diferentes géneros musicais cabo-verdianos.
Sobre as exposições que tem feito, um dos pontos altos foi em Lisboa, no âmbito do 49.º aniversário da independência nacional, em que expos 49 fotografias do projecto “Cabo Verde toca e canta”, e fez uma visita guiada a um grupo de alunos de uma escola primária, falando sobre a história de Cabo Verde para explicar cada uma das fotografias.
“Penso que essas exposições são, também, uma forma de dar a conhecer Cabo Verde, e não apenas no que respeita à música. Acredito que estou a fazer a minha parte nesse sentido”, disse Ben do Rosário, acrescentando que no início de 2025 deverá levar o projecto a Dacar (Senegal) e também quer levar o mesmo aos Estados Unidos da América (Costa Leste) ainda no decorrer do próximo ano.
A exposição de fotografias de músicos cabo-verdianos e de origem cabo-verdiana, em São Vicente, é uma colaboração com o CCM, tendo Ben do Rosário aproveitado para agradecer ao director Artístico do Centro Cultural do Mindelo, António Tavares, pela oportunidade.
O fotógrafo cabo-verdiano Ben do Rosário, que vive em Portugal desde os sete anos, é natural da ilha do Sal e conhecido como “O fotógrafo dos sorrisos” por gostar de retratar rostos “um pouco por todo mundo”, é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Ingleses), pela Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Portugal).
Tendo sido professor antes de entrar para o Banco de Portugal como técnico de recursos humanos, Ben do Rosário que já se aposentou, após cerca de 40 anos de serviço, com uma passagem de quase quatro anos pelo Banco Central Europeu, na Alemanha, sempre “conciliou” a sua vida profissional com a paixão pela fotografia.
DR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar