Porto Novo, 01 Nov (Inforpress) - A construção de um liceu de raiz na cidade do Porto Novo, em Santo Antão, consta do Plano Nacional de Construção, Ampliação e Modernização das Infra-estruturas Educativas, assegurou hoje o ministro da Educação (ME), Amadeu Cruz.
O ministro da Educação, contactado pela Inforpress, disse que a construção de um liceu de raiz na cidade do Porto Novo, cujo financiamento está a ser mobilizado junto de parceiros da cooperação internacional, surge da "necessidade de autonomizar" a Escola Técnica João Varela “para se dedicar em exclusivo ao ensino técnico-profissional”.
"Portanto, perspectivamos a construção de um liceu na cidade do Porto Novo, cuja execução física está enquadrada em função da disponibilidade de financiamento da cooperação internacional”, notou o governante.
Desde a sua inauguração, há mais de duas décadas, a Escola Técnica João Varela tem funcionamento em regime misto, ou seja, administrando a via técnica e a via geral do Ensino Secundário.
“De facto, há necessidade de autonomizar a Escola Técnica do Porto Novo para se dedicar em exclusivo ao ensino técnico-profissional”, avançou Amadeu Cruz, que indicou, porém, que “enquanto se aguarda a disponibilidade de financiamento do liceu", a Escola Técnica João Varela tem "por ora" capacidade para continuar a receber os alunos da via geral.
O ME está também a ter presente a tendência actual de estabilização do número de alunos, cuja trajectória está correlacionada com a evolução demográfica, isto é, da população residente no concelho do Porto Novo.
O ensino secundário no concelho do Porto Novo é assegurado pela Escola Técnica João Varela, na cidade, e a Escola Secundária António Silva Pinto, na Ribeira das Patas.
O ministro da Educação já tinha reafirmado que a construção de um liceu de raiz na cidade do Porto Novo representa “a necessidade mais estrutural” do sector educativo no Porto Novo.
O município do Porto Novo tem sido alvo de um programa de reabilitação da rede escolar, que já contemplou a reabilitação de várias escolas.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar