Porto Novo, 01 Nov (Inforpress) – A requalificação da estrada de acesso e a mobilização de água para a agricultura representam, neste momento, a principal preocupação dos habitantes de Chã de Norte, no município do Porto Novo, em Santo Antão.
Um representante da Associação de Desenvolvimento de Chã de Norte disse à Inforpress que a requalificação da estrada Ribeira da Cruz – Chã de Norte é um dos maiores sonhos dessa comunidade, já que iria facilitar o acesso a essa zona agrícola e permitir o escoamento, em condições ideias, dos excedentes agrícolas.
Uma outra preocupação avançada pela mesma fonte prende-se com a necessidade de mais água para a agricultura nessa zona, onde existem mais de 50 lavradores, que têm estado a pedir a execução de um segundo furo para suprir as necessidades.
Para esta associação, a melhoria da estrada de acesso e a necessidade de mais água para agricultura são, efectivamente, as maiores preocupações da comunidade de Chã de Norte.
O Plano de Desenvolvimento Sustentável do Porto Novo – horizonte 2030, a que a Inforpress teve acesso, destaca a necessidade de o Governo avançar com a requalificação da estrada de acesso à Chã de Norte.
Conforme o programa já anunciado pelo Governo, a requalificação dessa estrada estará programada para logo a seguir a Dominguinhas, cujos estudos já foram lançados pelo Governo.
Para já, o Governo vai avançar com a requalificação da estrada de acesso à Ribeira Fria e Ribeira dos Bodes, cujas obras devem arrancar ainda no decurso deste ano, num investimento de 200 mil contos, estando o empreiteiro a instalar os estaleiros para o início dos trabalhos.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar